quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ETERNAMENTE FUTEBOL

Subindo e descendo a ladeira


São três tombos e dois escorregões. Ou seja, três derrotas e dois empates. Cinco rodadas sem vencer. O índio campineiro desce a ladeira de forma vertiginosa e inesperada. A continuar com este declínio, o Guarani já iniciará sua participação na 17° rodada fora de um dos degraus do G-4.
O alviverde começou a série B arrasador. Nas dez primeiras rodadas ganhou oito jogos e empatou dois. Nenhuma derrota. O que aconteceu com o bugre que não colocou em prática a frase “quem está em pé, tenha cuidado para não cair”?
O fato é que a situação do Guarani é preocupante. Times que começaram mal o Campeonato e ocuparam a ponta de baixo da tabela, sentiram as dores de lá, , ajustaram seus times e encostam perigosamente em um dos quatro degraus. Cito como exemplo o Ceará. Vir de baixo sempre é bom. Chega-se mais fortalecido, traz-se a experiência da caminhada sofrida,por isso mais matreiro para enfrentar novos tombos.
Brasiliense e América começaram a descida do topo antes do Guarani e tentam novamente escalar a ladeira,tarefa bastante difícil e cansativa,mas não há outra alternativa a não ser tentar de novo.
Ademais, o time de Campinas demonstra não ter superado, ainda, o trauma das degolas. Em menos de uma década sofreu sete rebaixamentos. O mais marcante foi o de 2004,quando caiu da série A para a série B. Dois anos depois já era morador da série C.
Caso não recupere o fôlego e as energias, o Bugre deverá contentar-se em permanecer na série B em 2010. Para quem já tem o currículo rico em rebaixamento, já seria bom negócio evitar a oitava degola em menos de dez anos..
Quem já está num dos quatros degraus do G-4 deve tomar o declínio do Guarani como lição. Quem está lá, deve ser como a águia,deve estar sempre atento a tudo o que ocorre abaixo de si .Após o quarto degrau há dezesseis candidatos “espreitando” um dos quatro lugares do pódio.
Que se cuide o Atlético de Goiânia. Certamente ainda experimentará alguns escorregões, embora sua atuação no Campeonato seja diferente da do Guarani. Teve a felicidade de perder logo na terceira rodada, sendo goleado pelo Vasco de 3x0. Ótimo momento para perder. Perder no início é sempre bom.Reveem-se planos, posturas, comportamentos. “O sapato alto” leva um choque de humildade..
A meu ver,o Dragão de Goiânia é um dos fortes candidatos a uma das quatro vagas É um time programado para atacar,fazer gols ,no entanto seu ponto fraco é o sistema de retaguarda. Portanto,se não “vigiar” Pode,como Guarani,América e Brasiliense começar a descer a ladeira... Seu esquadrão será testado mais uma vez no dia 08/08 no Castelão contra o bom time do Ceará no Castelão,em Fortaleza.
O Dragão poderá sofrer um tombo, e quem sabe, iniciar também a via-crúcis de descer a ladeira, porque descer e subir a ladeira parecem ser a tônica da série B neste ano.
Marcos Antonio Vasco Rodrigues
Marcos Antonio Vasco Rodrigues