sábado, 15 de agosto de 2009

Eternamente Futebol

As origens de uma Paixão Mundial


Quem deu o pontapé inicial para a criação do esporte mais popular do planeta azul? Ingleses ou chineses? Quem respondeu:- Os chineses, acertou. A História registra que no ano 200 a.C, na China milenar já se praticava um esporte popular chamado de Tsu Chu,o protótipo do futebol atual. Anos mais tarde, gregos e romanos a partir do Tsu Chu, produziram uma enorme diversidade de jogos com bola. O Episkuros e o Harpastum são dois exemplos. Na maioria desses jogos eram utilizados ou só os pés ou só as mãos. Kemari era uma forma de futebol praticada no século sétimo no Japão. Setecentos anos depois em Florença, na Itália, era disputado o “ Giogo Del Cálcio”, jogo praticado por vinte e sete jogadores e seis árbitros. Era permitido utilizar as mãos e os pés, mais ou menos uma mistura de basquete e futebol. Até o século XII não existia indício de nenhuma variedade de futebol jogado na terra do rei Arthur, a Inglaterra.
O futebol, como se joga atualmente, sistematizou-se nas escolas públicas da Grã- Bretanha ( A Grã- Bretanha é uma ilha, em que ficam localizados alguns países entre eles País de Gales e Inglaterra), onde os alunos jogavam o “Horling”, jogo de bola sem regras definidas. A partir de 1823 uma variante jogada com os pés juntou-se ao Hurling. Em 1863 as duas variantes se divorciaram de forma oficial. O footballRugby se transformou em Rugby e o futebol association sistematizou-se com regras definidas e uniformes.
Com a criação, em 1845, das regras de Cambridge ocorreu a primeira tentativa de regulamentar o futebol. Finalmente em 1863, foi fundada a English Football Association (EFA). A primeira peleja oficial aconteceu em 1872, a Taça da Associação Inglesa. Inglaterra e Escócia disputaram o primeiro jogo entre seleções nacionais.
As Federações nacionais mais antigas registradas pela História são a da Bélgica (1885), da Noruega (1902) e Portugal (1914). Mas, por que o futebol entre todos os esportes praticados, é o que desperta maior paixão? Eis alguns prováveis motivos:a simplicidade das regras, em comparação com os demais esportes , a paixão universal dos povos por cores e símbolos,a possibilidade de ser praticado em qualquer lugar, além de ser um jogo coletivo.
Marcos Antonio Vasco Rodrigues,escreve contos,artigos e crônicas. É Professor de Língua Portuguesa e participa do Programa Espaço Esportivo pela ZYC 460 Rádio Luar do Sertão FM 104,9

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Eternamente Futebol

Tempo Verde, Alvinegro e Coral

Bons ventos vindos do Planeta Bola sopraram a favor de Ceará, (série B) Ferroviário (série D), e Icasa (série C), três de nossos representantes no Campeonato Brasileiro. No Castelão, em Fortaleza, o Ceará desbancou o líder Atlético goianiense, vencendo-o de 1x0. Resultado magro, contudo o suficiente para colocar o vovô no G-4, na 3ª colocação. Na verdade, o placar não traduz o domínio do Ceará, principalmente na segunda etapa, em que o alvinegro desperdiçou várias chances de ampliar. A comissão técnica do Dragão saiu cuspindo fogo, colocando a derrota atleticana nos ombros da arbitragem. Na verdade, o Atlético bateu muito e os setes cartões amarelos e um vermelho aplicados pelo árbitro foram justos. Agora, é continuar trabalhando forte para “fincar pé” no G-4 e não descer mais a ladeira. Amanhã, 3ª feira, 11 de agosto, o Vovô encara o Guarani em Campinas. O Bugre vem descendo a ladeira em queda livre. É aproveitar o desespero alviverde e encaixar mais uma vitória, o que seria a 12ª partida invicta. Isto é uma façanha, se levarmos em conta que, recentemente, o time era morador da zona de rebaixamento, e apontado pela maioria como mero figurante.
O time que joga vestido com a camisa que tem a cor da esperança – O Icasa – foi ao alçapão da curuzu e fez bonito: 1x1 com o Paysandu. E está a um passo do Paraíso (2ª divisão). O Verdão mostrou personalidade e trouxe a decisão para Juazeiro. Joga sua próxima partida precisando de um empate de 0x0 ou qualquer resultado de vitória para garantir vaga na Segundona em 2010. Entretanto, nada está garantido. O Paysandu é um time de tradição, de grande torcida e merece todo respeito. Tanto pode dar Icasa como Paysandu.
A famosa frase do Mestre “os últimos serão os primeiros” se cumpriu na vida do Ferrim. O time começou mal o campeonato, perdendo em seu estádio para o Alecrim – 1x0. Perdeu também a segunda em João Pessoa para o Treze – 1x0. Porém, a partir da 3ª rodada, a equipe levantou a cabeça e não tropeçou mais. Na última rodada, decidindo sua classificação, precisava apenas de um empate em Natal contra o Alecrim, O time coral mostrou determinação e ganhou o jogo de 2x1, garantindo a 1ª colocação de seu grupo. Sorte Coral. Aliás, sorte com trabalho. Com o resultado, o time da Barra foge do confronto contra o melhor time da série D, o Central de Pernambuco e pega o Sergipe, equipe teoricamente, inferior ao alvinegro de Caruaru. Assim, suas chances de continuar na competição se ampliam.
O Tricolor de aço “da loira desposada do sol” apesar de fazer uma boa apresentação contra a Ponte Preta em Campinas, não foi “bafejado” pela sorte. Merecia ganhar. Mas cedeu empate no final do jogo – 1x1. Pelo que produziu no segundo tempo foi um resultado amargo e injusto. Mas tudo bem. Terça-feira, contra a Vila Nova em Horizonte a equipe, sem dúvida, conseguirá fazer os gols que perdeu em Campinas e novamente tirará o pé da zona.
Terça-feira é dia de tempo bom, também para o Leão, está escrito no horizonte do céu de Horizonte.


http://eternamentefutebol.blogspot.com/

Marcos Antonio Vasco Rodrigues