segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Brasileirão da Série A: equipes começam a fazer as contas...

Matematicamente ainda não podemos considerar nenhum time como rebaixado,porém na avaliação de outros fatores(confrontos diretos,mando de campo,média de pontuação e desempenho dentro e fora de casa ao longo da competição,trocas de técnicos,dentre outros fatores),poderíamos dizer que o Grêmio Prudente pode ser considerado como rebaixado para a Segundona em 2001. Dos treze jogos que lhe restam precisaria ganhar dez para escapar da degola. Convenhamos,não é impossível,mas pouco provável.

Os outros fortes candidatos ao rebaixamento ,pela ordem,a meu ver são: Ceará,Atlético de Minas,Avaí,Atlético de Goiânia,Goiás,Vasco , Flamengo e Vitória.O Ceará Sporting trocou várias vezes de técnico(Gusmão,Estevam Soares,Mário Sérgio,Dimas Filgueiras) e nenhum deles conseguiu resolver o problema crônico da equipe: A falta de gols.Além disso,o ponto forte do time também entrou em processo de debilidade. Em dois jogos tomou sete gols e não marcou nenhum.Foi goleado impiedosamente ontem(25/09) pelo Avaí em Florianópolis por 5X0. Se mantiver a média dos últimos dez jogos em que ganhou apenas uma partida, será inapelavelmente degolado. Deve-se levar também em conta que, caso não vença o Atlético de Minas (29/09) no Castelão,poderá haver uma possível substituição do interino Dimas Filgueiras. E nesse caso,mais problemas.Observe que jogando em casa,o Vovô não conseguiu vencer os outros candidatos ao rebaixamento-Atlético de Goiânia,Prudente,Goiás...

O Atlético de Minas sob o comando de Luxemburgo fez campanha desastrosa nas 25 rodadas disputadas,conquistando apenas 21 pontos. O Galo Mineiro demorou para demitir Vanderlei Luxemburgo. Cabe agora ao ex-técnico do Santos -Dorival Júnior- tentar salvar o Galo da Segundona.Tarefa difícil.

O Avaí começou sua reação neste domingo ao golear o Ceará por 5X0. O Leão catarinense já acumulava dez partidas sem vencer.Se conseguir emplacar uma sequência de vitórias poderá se fortalecer e ganhar força e energia para lutar contra a degola.Seu próximo jogo será contra o Líder,o Fluminense,no Rio. Parada duríssima.

O Atlético de Goiânia e o Goiás reagiram fortemente nas últimas rodadas acumulando importantes vitórias. Os dois times goianos ganharam força a partir da rodada dezenove(embora o Goiás tenha sido goleado por 5X1 pelo Corinthians,reagindo em seguida). Se mantiverem a reação, provavelmente, nenhum dos dois será rebaixado.Observe também que a Diretoria do Goiás, a exemplo do Atlético de Minas, demorou para substituir o técnico Emerson Leão.

Flamengo e Vasco correm por fora contra o rebaixamento. A contratação do novo técnico Silas não produziu a reação que a torcida e a diretoria desejavam. O Mengo continua emperrado.Sob o comando de Silas o time da Gávea conseguiu apenas uma vitória sobre o modesto Prudente.Certamente, já nas próximas rodadas,caso não consiga emplacar uma sequência de vitórias, Silas Pereira será demitido.E aí, mais tempo e pontos perdidos.

O Vasco já conhece a Segundona e ameaça voltar pra lá,mas não acredito na queda do clube cruzmaltino.Mesmo sendo o rei do empate,o time da Colina demonstra muita luta e aplicação em seus jogos e, de certa forma,uma razoável regularidade.Contudo,precisa "abrir mão" dessa condição de rei do empate.

O Leão da Bahia,o Vitória,também é candidato ao rebaixamento.Mas a exemplo da Vasco,é um time lutador,que mantém suas médias de atuação.Ou seja,em todos os jogos seus atletas correm e brigam bastante pela posse de bola. É um time batalhador.

Enfim,como já se afirmou no início,não há ainda,nenhum time rebaixado matematicamente,porém é bastante provável que os quatro rebaixados saiam dessa lista de times acima citada.

Marcos Antonio Vasco Rodrigues

Site em Construção!



"www.eternamentefutebol.com.br"






Em breve estaremos no ar!






Aguarde...



E-mail: contato@eternamentefutebol.com.br

______________________________________________________________