terça-feira, 12 de outubro de 2010

CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A:Calma,só o Prudente já está rebaixado...



O Guarani de Campinas após quatro tropeços seguidos caiu em desgraça e passa a fazer parte da lista das equipes que vão lutar contra o rebaixamento à Segundona de 2011.
A nove rodadas do término da competição somente estão livres da degola Cruzeiro,Corinthians,Fluminense e Internacional,uma vez que todos já ultrapassaram o perfil mínimo de pontos para escapar da queda- 46 pontos,segundo especialistas.
 Mas é certo que Santos,Botafogo,Atlético Paranaense,Grêmio,Palmeiras e São Paulo também são times que não correm risco de rebaixamento,em razão da pontuação que apresentam e pela regularidade de suas equipes em campo.
Somente pode ser considerado rebaixado até o momento o Grêmio Prudente.Dos 29 jogos disputados a equipe paulista conquistou apenas 21pontos,podendo chegar no máximo a 48. Das nove partidas que lhe restam precisaria ganhar oito e empatar uma,tarefa praticamente improvável.Fará em casa quatro jogos(Cruzeiro,Goiás,Ceará,Internacional) e cinco fora de casa:Vitória,Santos,Vasco,AtléticoParanaense e Botafogo).Observe que fará quatro confrontos diretos contra os outros candidatos ao rebaixamento ou que ainda estão ameaçados:Goiás,Ceará,Vitória e Vasco.
Encabeçam a lista dos outros times candidatos às três últimas vagas do rebaixamento: Goiás(28 pontos); Atlético de Minas(28);Atlético Goianiense(29);Avaí(30);Vitória(31);Flamengo(34);Guarani(34);Vasco da Gama(38) ; Ceará(38). O Goiás Pode chegar a 55 Faltam-lhe nove jogos. Quatro em casa(Avaí,Grêmio,Santos,Corinthians) e quatro fora:(Atlético do Paraná,Palmeiras,Prudente,Fluminense e Atlético Mineiro).Fará dois confrontos diretos contra outros dois candidatos à queda, Avaí e Atlético Mineiro) e  um jogo contra o já rebaixado Grêmio Prudente.
Após a demissão de Luxemburgo do comando técnico,o Galo das alterosas sob a batuta do novo comandante Dorival Júnior voltou a alimentar chances de escapar da degola. Com Dorival,o Galo já conquistou duas vitórias e um empate.Jogará em casa contra Avaí,Botafogo,Santos,Flamengo,Goiás e ainda o clássico contra o Cruzeiro.Assim,pode-se considerar que o time atleticano jogará em casa seis vezes.Fora de casa jogará contra São Paulo,Palmeiras e Guarani.O alvinegro de Minas poderá chegar a 55 pontos.Observe que fará quatro confrontos diretos :Avaí,Flamengo,Goiás e Guarani.
O Leão da Ilha,o Avaí, tem 30 pontos e poderá chegar a 57. Jogará em casa contra  Guarani,Botafogo,Atlético de Goiânia e Santos. Fora:Atlético Mineiro,Goiás,Corinthians,Inter e Atlético do Paraná.Fará também quatro confrontos diretos: Guarani,Atlético Goianiense,Atlético Mineiro e Goiás.
O Vitória caiu muito de produção após a final da Copa do Brasil. Demitiu Toninho Cecílio,mas o time continua apanhando feio. São cinco derrotas seguidas.Desse jeito,não escapará.Tem 31 pontos,poderá chegar a 58. Jogos em casa:Prudente,Vasco,Cruzeiro,Corínthians,Atlético de Goiânia.fora de casa:Botafogo,Santos,Guarani,Internacional. Confrontos diretos:Atlético(Go),Prudente(já rebaixado)
O Rubro-negro carioca enfrenta problemas internos (administativos) e dentro de campo.Tem 34 pontos,pode chegar a 61.Ao contrário do ano passado em que levantou a Taça, nesse ano o time da Gávea é candidato ao rebaixamento. Trouxe para o lugar de Silas um técnico(Vanderlei Luxemburgo) que já deixou um outro time quase rebaixado: O Atlético Mineiro. Caso Flamengo e Atlético venham a cair(o que não é difícil),Luxemburgo terá conseguido a difícil  façanha de ser responsável pelo rebaixamento,no mesmo Campeonato, de duas das maiores glórias do futebol nacional. O time carioca enfrenta em casa Internacional,Corinthians,Atlético do Paraná,Guarani,Cruzeiro. Fora de casa:Vasco(campo neutro),Ceará,Atlético de Minas e Santos.Realizará  confrontos três diretos-Guarani,Vasco  e Atlético Mineiro. O Rubro-Negro precisa mostrar mais força para escapar do rebaixamento.
O Guarani de Campinas entrou para a lista dos candidatos à queda por causa ,principalmente,dos  tropeços nas últimas três partidas.Dos nove pontos disputados ganhou apenas um. Pega em casa os seguintes adversários: Corinthians,Atlético de Goiás,Atlético de Minas,Vitória,Grêmio. Fora de casa:Avaí,Palmeiras,Flamengo,Fluminense. Confrontos diretos:Atlético de Goiás,Atlético de Minas,Vitória,Avaí e Flamengo.Portanto,são cinco confrontos diretos.
O time da Colina,o Vasco da Gama,embora esteja na lista dos candidatos à degola,dificilmente cairá. Tem 38 pontos e pode chegar a 56.Jogará em casa contra Flamengo,Prudente(já rebaixado),São Paulo e Ceará.Fora de casa:Cruzeiro,Corinthians,Atlético de Goiás.Fará três confrontos diretos.(Flamengo,Ceará e Atlético de Goiás).
Após ser goleado impiedosamente na Iha do Amor por 5X0 pelo Avaí pela vigésima quinta rodada, o Ceará reagiu.Tem 38 pontos e pode chegar a 65). Está três partidas invicto. Foram duas vitórias e um empate.A exemplo do Vasco, o Vovô deverá escapar da degola,porém não está garantido.Fará jogos de risco contra Palmeiras,São Paulo,Flamengo,Botafogo,Atlético do Paraná,Grêmio e Vasco.Enfrentará em casa São Paulo,Flamengo,Botafogo,Atlético do Paraná. Fora de casa:Palmeiras,Atlético de Goiânia,Grêmio,Prudente e Vasco da Gama.Portanto,o Ceará fará mais jogos fora que em casa.Confrontos diretos:Flamengo,Atlético de Goiânia,Vasco.
O Atlético de Goiás apesar de estar na zona negra é um time abusado. Gosta de golear grandes times dentro do domínio deles. Goleou Palmeiras e Corinthians.Tem 29 pontos e pode chegar a 56.Jogos em casa:Vasco,Ceará,Internacional,Palmeiras,São Paulo.Fora de casa:Guarani,Botafogo,Avaí e Vitória.Fará confrontos diretos contra Ceará,Vasco,Avaí,Guarani. Pelas estatísticas mostradas percebe-se claramente que somente o Grêmio Prudente de São Paulo pode ser considerado como virtual rebaixado. Os outros três rebaixados provavelmente só pederão ser conhecidos na última rodada.
PS: Na análise acima não foram levados em conta os  dois jogos atrasados do primeiro turno: Vasco x Corinthians e Santos x Internacional.
Marcos Antonio Vasco Rodrigues