sexta-feira, 15 de julho de 2011

 Empresário e Mano "BLINDAM" Neymar

COLUNISTA: 
Marcos Antônio
DATA: 
15 Jul 2011
 Empresário e Mano "blindam" Neymar

Pelas declarações dadas recentemente a um site de futebol,pelo empresário do jovem e bom atacante Neymar e pelo técnico da Seleção,Mano Meneses, o jogador santista Neymar  nao faz más atuações jogando pela Seleção,tudo parece ser implicância e medo dos adversários do jovem craque.  Wagner Ribeiro  não reconhece o mau desempenho  de Neymar pela Seleção enfrentando times que recentemente eram presas fáceis de nossa Seleção e acostumadas a levar goleadas com facilidade de nosso time.Nos jogos oficiais pelo Brasil contra a Venezuela e Paraguai,o bom atacante santista teve atuação apagada. Alguns alegam que Neymar teve atuação discreta porque foi muito bem marcado nos dois jogos. Ora,o que caracteriza o craque é a habilidade que ele dever ter de safar-se de fortes marcações como  faziam Pelé e Maradona,dentre outros gênios da bola. O empresário cita como grandes feitos o fato de Neymar ter feito dois gols no amistoso contra a Escócia ,após ser  vaiado e os dois que fez contra a limitada Seleção equatoriana.Qualquer pessoa de bom-senso sabe que não há muito o que comemorar em se fazer dois gols na frágil seleção do Equador.Os equatorianos  apresentaram  graves erros de marcação e deixaram o  craque santista à vontade.Ficou evidenciado nos jogos contra a modesta Venezuela e  a razoável seleção  paraguaia, que  Neymar apresenta dificuldades para se livrar de fortes marcações e que o estilo "cai-cai" irrita os adversários,a arbitragem e é prejudicial ao próprio atleta. Observe as declarações do empresário do jogador e do técnico Mano e observe que não há nenhuma declaração reconhecendo que Neymar esteve apagado nos dois primeiros  jogos oficiais da Seleção.Contra o Equador,a atuação de Neymar foi apenas sofrível,embora tenha marcado dois gols.Pela visibilidade que dão a Neymar,ele precisa ser mesmo muito cobrado,pois "A quem muito foi dado,muito será cobrado".Mano e o empresário parecem não reconhecer que o jovem atacante  precisa melhorar em alguns aspectos,mas atribui a culpa a outros pelo mau desempenho do jogador com a camisa da Seleção. E as vaias sucessivas? Bem,as vaias,o empresário dá a entender que "são intrigas da oposição" . Veja as declarações de Ribeiro e Mano. “Ninguém chuta cachorro morto”, “Os zagueiros e os torcedores têm medo do Neymar, por isso tentam tirá-lo do sério com provocações dentro do campo e com vaias. Mas não adianta”, disse Ribeiro.
“Ele vai ter que se acostumar a jogar sob pressão, porque vai ser visado por todos. “Tem que entrar por um ouvido e sair pelo outro”,disse Mano.
"O jogador também está visado porque dia sim, dia não, aparece na imprensa europeia como vendido. Cotado para defender o Real Madrid em 2012, mas também desejado pelo Barcelona, Neymar tem um estilo de jogo que está escrito em suas chuteiras: ousadia e alegria, que irritam adversários e torcedores rivais. “´Se for jogar na Europa, terá que se acostumar, porque será amado por uma torcida, mas odiado por todas as outras”, avisou Ribeiro. Ser ousado e alegre no futebol de hoje em dia não é fácil..."É normal que se reconheça,principalmente quando se é empresário do jogador, que Neymar é um bom atleta  com enorme potencial,mas é bom que se reconheça também que o atleta  precisa melhorar em alguns aspectos.Pelas declarações do empresário e do técnico Mano,Neymar  já é um  jogador ideal,que não apresenta defeitos. Não seria essa visão muito ruim para o próprio jogador como cidadão e atleta?

Marcos Antonio V. Rodrigues - Escreve contos,artigos e crônicas.
 

segunda-feira, 11 de julho de 2011

 O que Neymar tem a ver com as "lendas" do futebol?

COLUNISTA: 
Marcos Antônio
DATA: 
11 Jul 2011
 Uma revista de grande circulação nacional publicou recentemente uma reportagem com o jovem atacante do Santos,Neymar,cujo título era: "Finalmente, surge um craque da linhagem de Pelé". Na capa da revista Neymar aparece com uma bela coroa de rei sobre a cabeça,indicando claramente ser ele o novo rei do futebol e o sucessor do rei Pelé. Estaria a revista com razão? Façamos uma pequena análise do hisórico dos atletas considerados como as maiores lendas do futebol nacional e internacional de todos os tempos.
Ele estreou na Seleção na Copa de 1958,com apenas 17 anos.Sua participação foi absolutamente importante na conquista do primeiro título mundial pelo Brasil. Pelé estreou na Seleção com autoridade e simplicidade.A camisa da Seleção não lhe pesou sobre os ombros, o rei não 'amarelou'. Parecia estar  nos gramados do Brasil,jogando pelo Santos. Já naquela época, o rei conjugava espantosa habilidade técnica com um poderoso chute.Usava com a mesma eficiência a perna esquerda ou a direita e apresentava uma surpreendente capacidade de antecipação.Conquistou três Copas do Mundo: 1958,1962 e 1970,além de títulos estaduais,nacionais e dois mundiais de clubes pelo Santos Futebol Clube.
Considerado por muitos como o maior de todos,a alegria do povo ou ainda o rei do drible,Garrincha estreou na Seleção na Copa de 1958 e apresentou um futebol  belo e irreverente. Ninguém no mundial tinha um estilo como o seu.Por causa disso,a palavra "olé" foi transferida das touradas para os campos de futebol.Jogando pela Seleção,o rei do drible nunca foi derrotado atuando ao lado do rei Pelé. Ganhou duas Ligas cariocas,dois campeonatos nacionais e duas Copas do Mundo. Apesar da irreverência,Mané utilizava  suas firulas em benefício do grupo ou para safar-se de alguma dificuldade imposta pelos adversários,mas jamais para promoção pessoal ou para provar algo para alguém. Era simples,'ingênuo' e natural. Não gostava, a  exemplo das grandes lendas do futebol,de colocar em jogo o estilo"cai-cai" para demonstrar que era muito 'caçado' e assim chamar atenção para si. Também não gostava de criar confusão em campo.
Dom Diego,argentino, iniciou sua carreira profissional aos 15 anos. Jogador de espantosa habilidade e de amplo domínio e controle de bola.Jogou pelo Barcelona em 1982. Em 1984, tranferiu-se para o Nápoles,sendo campeão nacional e europeu. Em 1986 conquista o título Mundial jogando pelo Seleção de seu país,a Argentina. Durante os anos 1980,foi considerado ao lado  de Pelé,Di Stéfano e Cruyff como um dos maiores jogadores de todos os tempos.
Ele é considerado o principal mentor da famosa laranja mecânica,ou carrossel holandês, estilo de jogo posto em prática pela Seleção holandesa e que encantou o mundo na Copa de  1974 ,na Alemanha. Cruyff iniciou sua carreira aos 10 anos de idade no Ajax de Amsterdã,Holanda,onde permaneceu até 1973.Pelo Ajax, conquistou seis títulos da Liga holandesa e três da Copa da Europa.Eleito o melhor jogador europeu em 1971,1973 e 1974. Na Copa de 1974,foi eleito o melhor jogador do Mundial. Habilidoso,forte,driblador,coletivo,disciplinado. Eram algumas características de Johan Cruyff.
Alfredo Di Stéfano,argentino. Jogou também pela Espanha e Colômbia. Era considerado um jogador brilhante,velocista,habilidoso. A história de sucesso do Real Madrid,confunde-se com a de Di Stéfano. O próprio Maradona o considerava superior a si mesmo.Muitos consideram especialmente na Espanha e  na Argentina,o maior jogador do século XX ,superior a Pelé e Maradona.

Afora as lendas acima citadas não podemos esquecer grandes craques do futebol brasileiro tais como Zico,Bebeto,Romário, Ronaldo Nazário,Sócrates dentre tantos que poderiam servir de referência para a nova geração de bons jogadores que surge,com frequência,em nosso país.
Depois de conhecer um pouquinho da história das grandes lendas do futebol,não precisa argumentar mais para se chegar à conclusão de que a revista exagerou ao colocar o jovem atacante Neymar como sucessor de Pelé. Aliás,o excesso de elogios e aparição de Neymar na grande mídia,não lhe tem sido benéfica. títulos como popstar,sucessor de Pelé não tem relação com o bom atacante do Santos. Ninguém pode negar que Neymar é talentoso,criativo.Mas também é verdade que ele precisa melhorar muito seu desempenho em vários aspectos.Po exemplo, abrir mão das firulas desnecessárias,abandonar o "cai-cai" e jogar mais coletivamente.Além disso,procurar não  se envolver em confusões e procurar adotar uma postura de simplicidade dentro e fora dos gramados, sem se preocupar em querer  justificar os títulos(popstar sucessor de Pelé,etc) que lhes foram dados pela mídia.

Marcos Antonio V Rodrigues - Escreve contos,artigos e crônicas,desportista e professor de Língua Portuguesa