terça-feira, 19 de julho de 2011

Estreia do Fortaleza na Terceirona: Sinal Vermelho Aceso Logo na Primeira Partida

Estreia do Fortaleza na Terceirona: Sinal Vermelho Aceso Logo na Primeira Partida

COLUNISTA:
Marcos Antônio



Estrear numa competição nacional perdendo de 1 a 0 fora de casa é um resultado absolutamente normal. O que se questiona aqui,não é a derrota,mas a baixíssima produção do Leão cearense em campo,na estreia pela Terceirona neste domingo(16/07) no estádio Rei Pelé,em Maceió, contra o CRB .Vendo a atuação do time pela TV,nem parecia que passou 45 dias treinando,realizando inclusive 5 amistosos. E olhe que a diretoria executiva ofereceu todas as condições ao plantel e à comisao técnica:salários em dia, excelentes locais de treinamentos,hospedagem e a alimentação de primeira.O presidente da executiva esteve sempre presente dando apoio moral ao plantel.Torcida motivada e comparecendo aos amistosos preparatórios realizados pela equipe. Mas pela bola que foi jogada pelo Leão cearense na estreia,parece que nada disso serviu.Leve-se em conta o fato de a diretoria executiva ter realizado a contratação de 19 atletas,todos experientes e oriundos de times que disputaram o Paulistão 2011. Mesmo com todas essas condições oferecidas ao técnico, o time do Fortaleza,pasmem,somente conseguiu realizar uma jogada ofensiva no jogo contra o CRB,aos 33 minutos do primeiro tempo,numa cabeçada de Eslei que passou por cima do travessão. No geral,o time teve um atuação abaixo da crítica: excesso de passes errados,ataque inexistente,faltando ligação entre todos os setores e contando apenas com uma opção de jogada,a subida pela direita do lateral Márcio Gabriel,aliás,opção que funcionou e,pouco, apenas no primeiro tempo.Faltou garra,disposição e vontade de vencer aos jogadores.Além disso,parecia que a equipe nunca havia realizado um coletivo,tal era a desarrumação do tricolor em campo.O que se esperava do Fortaleza,não era um time entrosado e apresentando um belo futebol,mas pelo menos vontade de vencer por parte dos jogadores.Além do mais,é inaceitável que uma equipe de tradição como o Fortaleza e teoricamente candidata ao próprio título da Terceirona,entre em campo com medo do CRB e apresentando um futebol muito ruim.
Parece que os jogadores não sabem que a Terceirona é uma campeonato curto,que não deixa margem para erros.Não sobra tempo para recuperação como ocorre com as Séries A e B.Assim,dois tropeços seguidos da equipe,já põe em risco a classificação para a fase seguinte.E não venham dizer que se deve ter paciência, porque é apenas a primeira partida.Esse argumento nao se sustenta. O Guarany sobralense também reformulou praticamente todo o seu elenco e teve um período de preparação menor que o do Fortaleza,mesmo assim,os jogadores do Bugre se "mataram" em campo em busca da vitória e fizeram 2 a 0 no Campinense.
É preciso que se tenha muito cuidado. O time não pode esperar para vencer ou somar pontos somente quando estiver entrosado ou quando tiver um meia ou um atacante.Mesmo com deficiência nesses setores, atletas de outras posições devem se sacrificar para suprir essas carências,do contrário "quando se der por conta" será tarde demais.
Caso tropece no próximo jogo contra o América de Natal em Fortaleza,no Presidente Vargas, o presidente da Executiva leonina não teria outra decisão a tomar a não ser fazer a substituição do comando técnico do Leão cearense.

Marcos Antonio V Rodrigues - Escreve contos,artigos e crônicas