quarta-feira, 1 de julho de 2009

Eternamente Futebol


ALVINEGROS E TRICOLORES NO RUMO CERTO

Eles têm muito em comum – Administrações jovens dedicadas e responsáveis, técnicos competentes e renomados. Dentro de campo um deles amargou quatro derrotas seguidas e um empate, ou seja, cinco rodadas só de amargura. O outro tem histórico parecido – foram seis rodadas sem vitórias. Três derrotas e três empates. Uma das torcidas se julga a maior da capital a outra a maior do estado. Esse dois times se enfrentam no dia 04 de Julho pela 9ª rodada, da série B. Após saírem do deserto e do jejum de vitórias, os dois querem continuar vencendo, um quer fazer a quadra, o outro a trinca. Quem Conseguirá?
Para reencontrar o caminho das vitórias os dois times penaram.
Nas rodadas iniciais os dois trocaram de técnico. A equipe da ausência de cor (preto) e da mistura de todas as cores (branco) trouxe Paulo César Gusmão para substitui Zé Teodoro, que houvera pedido demissão do alvinegro para ir treinar o Juventude. PC Gusmão é um técnico renomado e competente, com passagem pelos maiores times do sul e do sudeste. Com Gusmão, até aqui, o Ceará alcançou três vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
Obviamente o time ainda apresenta falhas em alguns setores, falta sintonia entre os compartimentos, entrosamento e ritmo de jogo em alguns atletas, porém os ajustes vão ocorrendo com o andamento dos jogos. Qualquer ajuste requer um período de tempo, não é algo que se consiga “da noite pro dia”.
Além do mais, caso haja necessidade de contratar mais alguma peça, certamente, Gusmão fará essa reivindicação à diretoria alvinegra. Um exemplo disso ocorreu no arco do vovô. Lopes, novo titular do Ceará em substituição a Adilson, fez uma brilhante estréia contra o Campinense, sendo um dos principais responsáveis pelo triunfo alvinegro. Lopes foi indicação de PC em razão de o goleiro Adilson vir sendo acusado de falhar em bolas defensáveis.
O time que tem as cores da bandeira francesa também trocou de técnico. Mirandinha, campeão cearense de 2009 no comando da equipe, foi substituído por Giba. Giba pegou o leão em situações mais desfavoráveis que o Ceará, embora o time estivesse vivendo uma grande contradição – Tinha uma das piores defesas do campeonato e um dos melhores ataques. Giba chegou pregando profissionalismo. E faltava?
O currículo de Giba não é tão rico quanto o de PC Gusmão. Mas também é um técnico experiente e competente, já tendo treinado boas equipes da série B e também o Santos de São Paulo.
Na prática, o resultado de Giba é superior ao de Gusmão. Em quatro jogos obteve três vitórias e um empate.
Agora, no clássico-rei do dia 04/07, os dois terão oportunidade de medirem talento e competência na orientação a suas equipes. Ambos os times estão reabilitados e motivados. Reconquistaram, pelo menos parcialmente, a confiança da torcida e da imprensa. Quem duvida que os dois times estejam no rumo certo? Para eles vale o velho chavão do futebol “que vença o melhor”.


Marcos Antonio Vasco Rodrigues- escreve contos,crônicas e artigos. É professor de Língua Portuguesa