sábado, 12 de dezembro de 2009

O Combustível que ajudou o vovô subir a ladeira

Foram dezesseis anos de espera. A maioria da torcida já havia se conformado com a Segundona. A Série A para eles (a maioria da torcida) era um sonho quase inatingível. Ao ser dada a largada da Série B de 2009 o Ceará,era como sempre, um mero figurante, não sendo sequer citado como candidato a candidato a uma das vagas do G-4. Quem teria essa ousadia? Some-se a isto o fato de o time ter ocupado a lanterna nas primeiras rodadas. Porém, a partir da 6° rodada a equipe alvinegra se “encorpou” e encaixou uma seqüência de oito vitorias e três empates. Após essa "façanha” alguns já começavam a desconfiar de que o vovô teria condições de brigar pelo acesso. Essa certeza viria a se confirmar definitivamente na vitória de 2 x 0 sobre o Vasco da Gama, no Maracanã pela rodada 26. O que estaria por trás da “arrancada” alvinegra, já que era apenas um time bastante modesto sendo Geraldo, um veterano de 34 anos,um dos seus principais destaques? Todos reconheciam as limitações da equipe e destacavam: “o diferencial do Ceará

é a união e a aplicação do grupo de atletas”. Mas qual seria o combustível da união e da aplicação? O próprio lateral – direito Marcos Boiadeiro, um outro destaque da equipe deu a resposta ao ser entrevistado em um programa esportivo dominical de fim de noite. “No Ceará tem de 13 a 15 evangélicos” (Claro que este aspecto é apenas um dos fatores decisivos para a subida do Ceará. Há os trabalhos competentes do treinador, da Diretoria Executiva e a participação da torcida) em outras palavras, Boiadeiro quis dizer: “o atleta evangélico não consome bebida alcoólica, não fuma, não é viciado em nenhum outro tipo de droga e não participa de “noitadas”e farras. Logo, seu desempenho em campo, pelo menos na parte física, será sempre superior ao daqueles que praticam tais atos. Além do mais, (há algumas exceções) o atleta evangélico é disciplinado e obediente. Não tem dificuldade para obedecer a seus superiores e cumpre com naturalidade a rotina de sua profissão e do Clube. Além disso, é comum atletas cristãos demonstrarem simplicidade e humildade, atributos que lhes fazem conquistar a simpatia e a admiração, até mesmo de torcidas adversárias. O hábito da oração e da gratidão a Deus os deixam mais leves e menos estressado e também mais confiantes.Isto contribui para que não desanimem de seus propósitos.

O vovô tem muito a agradecer ao “Leão da Tribo de Judá” por ter colocado essa grande “leva” de “ homens de fé” para ajudá-lo a subir a ladeira rumo à Série A.

Marcos Antonio Vasco Rodrigues,professor de Língua Portuguesa,escreve contos,artigos e crônicas. Participa do Programa Espaço Esportivo pela ZYC 460 Rádio Luar do Sertão Fm 104,9

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Cuidado com a escolha do vice...

Embora não apareça muito, o “vice” é um cargo importantíssimo em qualquer empresa, instituição ou cargo político. (prefeito, governador, presidente, etc). Isso porque, caso haja algum impedimento por parte do presidente, o vice assumirá o comando. Lembra do José Sarney e do Itamar Franco que substituíram respectivamente Tancredo e Fernando Collor na Presidência da República? Em clubes de futebol, é comum o vice assumir.
Por isso, no caso do Fortaleza Esporte Clube todo cuidado é pouco para a escolha do vice. Qual o perfil do vice neste momento de dificuldades por que passa o time tricolor aliada à insatisfação de parte da torcida por causa do rebaixamento?
No mínino, o candidato a vice-presidente deve ter idéias em comum com o presidente e deve ser uma pessoa que prime pelo respeito, trabalho conjunto e pelo diálogo,pois está escrito"duas pessoas que pensam diferentes podem caminhar juntas?" e deve estar disposto a colocar interesses pessoais e de “seu grupo” abaixo dos interesses do Fortaleza .
De preferência (É minha modesta opinião,não quero ser dono da verdade) que não sejam pessoas ligadas à direção de “facções uniformizadas” pois é bom que fique claro: diretores de “facções uniformizadas” não representam a maioria da torcida leonina, mas parte de sua torcida (o próprio nome já diz: facção: divisão, parte). Esses torcedores podem dar sua colaboração sem necessariamente ocuparem cargos em que está em jogo a vida do próprio clube. Além disso, para colaborar é preciso receber algo em troca? Se for assim, a manifestação de amor ao clube não será genuína, pois quem “ama, dá sem esperar retorno” (não é romantismo, é a verdade)
E por falar em “facções uniformizadas” não sei sinceramente, se elas trazem prejuízos ou benefícios aos seus clubes.
Ontem no Couto Pereira(06/12/09) em Curitiba, no jogo entre Coritiba x Fluminense, o “coxa” precisava vencer seu adversário para escapar do rebaixamento. Não venceu. Ao apito final do árbitro membros de “torcidas uniformizadas” do Coritiba invadiram o gramado e patrocinaram um espetáculo de dor e derramamento de sangue. Em casos como estes,tais “facções” são extremamente prejudiciais aos seus clubes e deixam marcas de dores eternas em muitas pessoas e famílias,além de afastar cada vez mais as pessoa dos estádios.
O excelente locutor esportivo Halmalo Silva afirmava em suas narrações: “futebol é arte, e arte é cultura”. Sendo o futebol uma arte, não comportaria o desrespeito à vida humana,e atos de selvaria como aqueles praticados por membros torcida uniformizada do Coritiba. Ah! Voltando ao vice! Portanto, amigos, o Leão vive um momento de dificuldades, e mais do que nunca precisa da união e compreensão dos “leões(torcedores) de boa vontade”.


Marcos Antonio Vasco Rodrigues

Marcos Antonio Vasco Rodrigues- É professor de Língua Portuguesa,escreve artigos,crônicas e contos e participa Programa Espaço Esportivo Aos domingos de 14 às 16 horas pela ZYC 460 rádio Luar do sertão FM 104,9