segunda-feira, 7 de setembro de 2009

VOVÔ FINCA PÉ, LEÃO PRECISA REAGIR...

Há um enorme contraste nas campanhas realizadas pelos nossos times mais amados, Ceará e Fortaleza, no Brasileirão da Série B. O vovô a cada rodada de que participa consolida sua posição na tabela e sua condição de forte candidato a uma das vagas do G-4. O alvinegro começa a juntar “gordura”. Está a quatro pontos do quinto colocado, o São Caetano. A vitória de 2x0 no Maracanã pela 21° rodada contra o Vasco, convenceu o Sul e o Sudeste de que o alvinegro realmente tem potencial para ascender ao grupo de elite em 2010. Além disso, o triunfo alimentou a auto-estima e o moral da equipe. Psicologicamente, isto é um ponto muito positivo para o alvinegro, porém a comissão técnica e os atletas devem continuar adotando uma postura de humildade e respeito aos adversários e entrar em campo como se a cada jogo estivessem disputando um título, um troféu. O time é candidato, sim, mas a responsabilidade aumenta.
Os desportistas em geral do nosso estado e a torcida alvinegra estão ávidos pela subida do vovô. Aliás, uma das maiores torcidas do país (a do Ceará) não pode se privar por tanto tempo do direito de assistir a grandes partidas de seu time com grandes clubes brasileiros. Parece que “os deuses do planeta bola” estão simpáticos, este ano, ao esquadrão de Porangabuçu. Senão vejamos: vários fatores conjugados (os concorrentes diretos do Ceará a uma das vagas do G-4 quando têm oportunidade de ultrapassá-lo tropeçam. Isto já ocorreu algumas vezes; a união do grupo e da comissão técnica, o trabalho eficaz da diretoria e ,principalmente, sorte. Quando o time não joga bem, mesmo assim, consegue manter o resultado de pontuação. No último jogo no Castelão, contra o Bahia, foi dominado no segundo tempo, porém conseguiu segurar o placar de 2x1.) Convergem para que acreditemos que este ano, o Ceará conquiste um lugar no pódio (uma das vagas no G-4).
Já o Leão, apesar do empenho da diretoria em realizar contratações e manter a folha salarial dos atletas em dia continua com a juba caída e com o pé atolado na parte funda da tabela. A chegada do novo técnico não animou a equipe e o time coleciona derrotas a cada rodada . Com a chegada do novo técnico esperava-se que a equipe reagisse e voltasse a subir na tabela. O certo é que após a saída do técnico Giba foram três derrotas e apenas uma vitória. A única vitória conquistada pelo time depois da saída de Giba foi contra o Paraná. Mesmo assim a equipe foi preparada e escalada pelo preparador físico da equipe leonina.A rigor, pode-se dizer que o novo treinador comandou três vezes o time, amargando três derrotas. O mérito pela vitória contra o Paraná não lhe pertence totalmente. Embora esteja numa situação complicada, a possibilidade de “salvação”, atualmente, ainda é maior que em 2008.Naquela oportunidade,o Leão escapou do “fogo” da Terceirona apenas na última partida. Portanto, não é hora de profetizar rebaixamento, todos precisamos continuar acreditando na recuperação do time . Neste momento de dificuldade o apoio da torcida é decisivo. Ficar apenas apontando falhas e criticando levando em conta apenas o coração, não vai ajudar a tirar o time da areia movediça em que se encontra. Deve o time tricolor continuar trabalhando com disposição e otimismo, pois só assim conseguirá sair da parte funda da tabela. Que nossos times alcancem seus objetivos e que Deus os ajude.
Marcos Antonio Vasco Rodrigues- É professor de Língua Portuguesa,escreve artigos,crônicas e contos e participa Programa Espaço Esportivo Aos domingos de 14 às 16 horas pela ZYC 460 rádio Luar do sertão FM 104,9