quarta-feira, 16 de junho de 2010

COPA 2010: DAS GRANDES,SÓ A ALEMANHA CONVENCE

terça-feira, 15 de junho de 2010
.
Das grandes Seleções que se apresentaram na primeira rodada- Brasil,Itália,Argentina,Inglaterra,Holanda,França e Alemanha somente a última convenceu,ou seja,jogou um futebol que pode ser chamado do "bom futebol". -

 No jogo contra a Nigéria, a Argentina mostrou-se ofensiva e com muita disposição,porém com falhas em seu sistema defensivo.Lionel Messi,a estrela argentina,apesar de três razoáveis jogadas,ainda está longe de ser aquele jogador das jogadas brilhantes do futebol europeu.A Seleção Nigeriana,adversária dos "hermanos",embora tenha melhorado o rendimento na segunda etapa,ficou devendo também,pois não soube aproveitar as falhas de marcação da defesa argentina.Poderia ter conquistado pelo menos um  empate. Contudo,1x0 para os Argentinos acabou sendo um resultado justo.A seleção Italiana suou para conquistar o empate contra os Paraguaios:1x1.Mas a esquadra azurra é sempre imprevisível,começa jogando mal nas primeiras partidas e no retão final acaba chegando.Pelo futebol apresentado na estreia pode ser classificada como uma Seleção apenas razoável.
A Seleção Holandesa,de quem sempre se espera muito,principalmente por ter ganho todos os jogos das Eliminatórias,(oito)teve dificuldades para romper a forte marcação da Seleção Dinamarquesa.Mas noo final deu o esperado: Laranja 2x0.Mesmo não tenha apresentado um futebol de primeira linha, mostrou muita disposição e vontade de vencer.É para mim,ainda,candidata também ao título.A Inglaterra teve uma atuação bizarra contra Os Estados Unidos,esperava-se "mais bola" dos ingleses.A Seleção da Alemanha foi a que apresentou melhor futebol. Os alemães parecem querer buscar um novo caminho. Rompeu com seu estilo tradicional e apresentou um futebol ofensivo,com variação de jogadas e buscando incessantemente o gol.Õzil,Podolski,Klose,Muller,dentre outros demonstraram muita habilidade e enorme movimentação. Aliás,os alemães foram os únicos a golear:4x0 na Austrália.Observe que a Austrália é muito mais Seleção que a Coreia do Norte. A julgar pela "bola" apresentada, a Alemanha é a principal favorita ao título.Pena que, quase sempre, as Seleções com melhor futebol nem sempre conquistam a Copa, citemos por exemplo, a Seleção Holandesa em 1974 e 1978 e o Brasil em 1982 e 1986.
Das grande Seleções, a Brasileira- é preciso que sejamos sinceros- foi a que teve pior apresentação.Diante de uma Seleção (Coreia do Norte) desconhecida,sem tradição e mostrando pouco futebol, a Canarinho "quebrou a bola",principalmente no primeiro tempo.Seus atletas pareciam estar desmotivados,tocando a bola no meio de campo de um lado para outro sem agredir os norte-coreanos, sem jogadas envolventes,com velocidade,que levassem perigo ao arco do goleiro norte-coreano. Nossa Seleção não se impôs como um time Pentacampeão e que é candidata ao Hexa.Faltou movimentação,inspiração,"sangue","fome" de vencer,como se observou nos holandese,argentinos e alemães.Apesar disso,embora nossa equipe tenha decepcionado na estreia,ela continua sendo candidata ao título, mesmo dispondo, praticamente, de dois recursos para alcançar seu objetivo: a bola parada e o contra-ataque.Aliás,Nossa Seleção demonstrou hoje que tem dificuldades para enfrentar equipes que se postam toda atrás da linha da bola e isto parece ser um problema a ser vencido.
Quais as prováveis causas para o fraco futebol das grandes Seleções? Talvez o principal motivoé que os jogadores das principais Seleções jogam em times europeus e tais atletas chegam às suas Seleções em final de temporada,já extenuados física e tecnicamente.Alguns vindos de contusão como é o caso de Kaká e Luis Fabiano da Seleção Brasileira,Eto'o de Camarões,Didier Drogba da Costa do Marfim ,Cristiano Ronaldo de Portugal e tantos outros craques.A Seleção Alemã,nesse sentido,leva grande vantagem,pois além de ser uma equipe muito jovem,seus atletas jogam nos clubes de seu próprio País. Se a primeira impressão é a que fica,a Seleção Alemã,pode não levantar o "caneco",mas demonstrou que é a melhor Seleção,pelo menos na primeira rodada.Quanto à Seleção Espanhola,embora seja apontada pela crítica especializada como uma das favoritas,não acredito que tenha forças para tal. Aguardemos,pois.

Marcos Antonio Vasco Rodrigues,escreve contos,artigos e crônicas
Radialista esportivo,professor de Português