quarta-feira, 15 de julho de 2009

Eternamente Futebol

JACARÉ AFOGADO, DIABO NOCAUTEADO

Eram mais três mordidas (três pontos) computados antecipadamente a favor do Jacaré de papo amarelo. Tudo a estava a seu favor - no momento, ao lado do guarani, é time mais certinho da competição. Jogava no seu “habitat”, conhece cada oscilação, cada pedaço do terreno do confronto. Até o próprio clima seco favorecia o insaciável animal.
Do outro lado, um time que ainda procurava ajustar peças de seus compartimentos, principalmente nas finalizações dos atacantes. Some-se a isto, o fato de fazer quase dois anos que o Vovô não sentia o sabor da comida de adversários fora de casa. A mesa estava posta. Na teoria, o Jacaré iria apenas confirmar em campo, o que todos já esperavam – a vitória. Mas ainda bem que quase sempre a prática joga a teoria por terra. Em campo, o Vovô demonstrou força e aplicação, nem mesmo a ausência de dois guerreiros titulares comprometeu a apresentação do time. Final do jogo: Brasiliense 0x1 Ceará. Vitória justa. E tabu quebrado. E o que é mais importante – o Vovô confirma e solidifica sua ascensão. Com alguns ajustes, principalmente, na pontaria de alguns atacantes, a equipe é uma das candidatas ao bloco de elite em 2010.
No castelão, em Fortaleza, a história é mais ou menos parecida. O Leão ferido encara o favorito Diabo rubro de Natal, o América. Como o Brasiliense, o time Potiguar também tinha motivos de sobra para confirmar seu favoritismo. Era, no momento, o time do Nordeste de melhor campanha, vinha de uma goleada sobre o Bahia, e queria comemorar seu 94° ano de existência com mais uma vitória. O time vermelho, portanto, tinha muitas razões para acreditar que comemoraria seu aniversário saboreando um suculento guisado de leão. Mesmo com toda sua astúcia, o Diabo esqueceu que um animal ferido e acuado é sempre perigoso.
No campo de batalha, como no jogo entre Ceará e Brasiliense, a teoria não prevaleceu. No primeiro tempo do jogo, mesmo jogando apenas com um atacante de oficio, o leão rugiu estrondosamente. Parecia não estar ferido. Fez uma partida quase irrepreensível no primeiro tempo, com destaque para Cristian e Maisena. Final da primeira etapa: Leão 2x0 Diabo. O Diabo saiu cabisbaixo para os vestiários, pensando em se vingar no 2° tempo. Realmente, o Diabo voltou mais disposto. O Leão ficou na retaguarda, aguardando o momento para nos contra-ataques aumentar o placar. E foi o que acorreu. Marcelo Nicácio amplia para 3x0. A essa altura, o Diabo já estava cansado de tentativas frustradas e com mais uma lapada não restava outra alternativa, a não ser bater em retirada. Giba, técnico tricolor, ainda está à procura da formação “ideal” para o Fortaleza. Ao final do primeiro turno, Giba, certamente, já terá um time com ritmo de jogo e entrosamento. No segundo turno estará pronto para lutar com grandes chances por uma das vagas do G-4 e voltar à primeira divisão em 2010.
Portanto, nossos dois times da série b, sob comandos competentes, continuam no rumo certo. Que o Jacaré continue afogado e o Diabo nocauteado.


http://eternamentefutebol.blogspot.com/

Marcos Antonio Vasco Rodrigues