quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Desse jeito, Leão,o penta vira sonhos de quimera

Desse jeito, Leão,o penta vira sonhos de quimera( fantasia absurda; ilusão)
O sonho da conquista do pentacampeonato cearense pelo Fortaleza começa a tomar ares de quimera.O time tricolor após uma boa arrancada no Campeonato com três vitórias seguidas e plantar esperança no coração da torcida, começou a declinar a partir da quarta rodada,quando vencia o Limoeiro por 2 a 0 no Bandeirão e permitiu o empate ao adversário no final do jogo.Com o empate de hoje (02/02) no domingão,em 0x0 contra o Horizonte, o Fortaleza acumula quatro partidas sem vencer.Em doze pontos disputados,o Leão conquistou apenas três. Pior: a equipe cai de produção a cada jogo e apresenta falhas antigas em seus setores de defesa e contenção e não consegue se arrumar em campo.Jogadores em quem a torcida esperava que melhorasse o desempenho do time,como  Luciano Henrique,Ricardo Baiano,Gilmak ,dentre outros não conseguiram até o momento contribuir para a melhora do futebol da equipe.Não conseguiram alavacar o time. A equipe pena bastante para vencer ou empatar com adversários considerados tecnicamente inferiores. Venceu às duras penas em seu estádio,o Tiradentes por 2 a 1,em seguida ,venceu apertado, também no Alcides Santos, o Itapipoca por 3 a 2 e ganhou o clássico das cores,com muito aperto. Com a possível não classificação para disputar a segunda fase do Campeonato,o tricolor trará com a desclassificação vários prejuízos e dificuldades.Dentre elas, o agravamento das dificuldades financeiras e a perda de paz de todos os que "fazem". O Leão. O Certo é que no início,o time estava em formação e a torcida confiava que a equipe,mesmo com carênca em todos os compartimentos, fosse se ajustando ao longo das partidas.Mas o que ocorre é rigorosamente o inverso.Até se entende que o time está se formando ao longo dos jogos. Isto também deve ser levado em conta,mas é verdade também que equipes que foram desmontadas como o Guarany de Sobral,já reagiu e com a vitória de hoje sobre o Ferrim,o Bugre sobralense passa o ocupar a vice liderança da competição.
Ao contrário do Guarany sobralense, o time tricolor só vem caindo de produção a cada jogo,à exceção do bom primeiro tempo contra o Ceará,no clássico.Após o empate de hoje com o Horizonte, a diretoria deveria urgentemente fazer a contratação de pelo menos quatro ou cinco bons jogadores com melhor nível técnico(se houvesse condição) para voltar a sonhar com o penta.Com esse time e essa bola,seu maior rival não encontrará dificuldades para ganhar de "arrastão"o título cearense.Sem contratações,seria ousadia e ingenuidade continuar falando em penta.
O estranho é que times considerados pequenos,como Tiradentes e Guarani de Juazeiro conseguem fazer times competitivos com jogadores"refugos" do próprio Fortaleza.Cleiton do Tiradentes,Jérson,Niel do Guarani de Juazeiro,por exemplo. Por que esses atletas não conseguem produzir no Fortaleza e produzem muito bem em times considerados pequenos? Seria apenas o "peso da camisa?".Teoricamente,Ceará,Guarany de Sobral eTiradentes seriam os três primeiros colocados.Se melhorar o rendimento,o tricolor poderá sonhar ainda com uma das quatra vagas para a segunda fase do Cearense,ou amargar prejuízos e decepção sendo eliminado do primeiro turno e se preparar para conquistar o segundo, e assim, realimentar o sonho do penta.Mas nesse caso, metade da penta já terá ido embora.Do jeito que vai,o penta são sonhos de quimera.


Marcos Antonio Vasco Rodrigues