quarta-feira, 21 de abril de 2010

CUIDADO,NÃO FAÇAM AS FAIXAS POR ANTECIPAÇÃO...(só falta isso)

É normal após a conquista de um título que o time campeão realize uma partida amistosa para comemorar o feito e fazer a entrega de faixas.O que não é comum é que se contrate por antecipação o adversário para  se realizar tal jogo comemorativo. É uma atitude, no mínimo,imprudente. Caso a conquista não se concretize,tal atitude pode trazer vários dissabores: frustração geral de todos que têm relação com o time,"chororôs",de radialistas esportivos que torcem pelo Ceará,perda da motivação para ir ao jogo comemorativo e desgaste por parte daqueles que promoveram o evento.No entanto,vendo por outro ângulo,essa atitude por parte da Diretoria do Ceará serviu para "apimentar" cada vez a rivalidade entre os dois arquirivais que irão disputar o título Cearense de 2010:Fortaleza e Ceará. O Leão do Pici quer ser tetra e o Vovô quer impedir a conquista do título inédito por parte do time "daquelas camisas".


A Diretoria e a comissão técnica do tricolor devem aproveitar essa atitude da Diretoria do Ceará e trabalhar de forma a tirar proveito dessa niciativa  e usá-la como reforço e estímulo psicológicos para aumentar ainda mais a disposição,o ânimo e o empenho dos atletas tricolores na busca pelo tetra.Deve,ainda, a diretoria leonina mostrar a seus "guerreiros" que uma suposta certeza antecipada da conquista do título por parte do Ceará foi uma atitude descortês da Diretoria do Vovô,pois agindo assim,está dando a entender que,na briga pelo título, será um time grande enfrentando um time pequeno e que poderá vencer o time tricolor quando e  na hora que quiser,desprezando a rivalidade e a história dos clássicos entre tricolores e alvinegros.De certa forma, isto é bom para o time leonino,porque transferirá toda a obrigação de conquista do título para o time da Avenida João Pessoa e isto poderá gerar nos atletas alvinegros um desconforto psicológico que poderá influir negativamente no rendimento da equipe em campo.

Deve também  o técnico do Fortaleza estar atento para as duas péssimas apresentações do time alvinegro em jogos decisivos no Castelão:Foi eliminado da Copa do Brasil pelo neófito e modesto Corinthians do Paraná e no jogo contra o Guarani de Sobral na disputa pela conquista do returno Cearense,o time preto e branco apresentou um futebol muito ruim,tendo uma atuação apagada enfrentando um time desfigurado:o Guarani (sem quatro titulares) . O bugre sobralense parecia estar  com medo da bola ,dando apenas um  chute a  gol,isto no segundo tempo. Caso o Ceará estivesse enfrentado de novo o Corinthians Paranaense teria sido eliminado novamente com relativa facilidade.

Outro aspecto que não deve ser esquecido é que em 2006,o Fortaleza estava também na Série A,tinha um time superior ao Ceará,que estava na série B ( O Fortaleza,este ano está na Série C) e perdeu o titulo daquele ano.Inclusive disputava também o título inédito do tetracampeonato.Por sinal,o mesmo técnico que "tomou" o tetra do Leão àquele  ano é o mesmo técnico do tricolor nesta disputa pelo títuo de 2010:Zé Teodoro.

O Técnico do Leão deve,ainda, estar atento para "anular' as duas principais peças do time alvenegro:Geraldo e Flores.Embora Flores seja um jogador apenas regular que alterna boas e más partidas.Mas nunca se sabe:de repente ele resolve voltar a jogar bem na decisão...Geraldo deve ter marcação cerrada.

Portanto,pelos aspectos acima relacionados,fica claro que a conquista do Estadual de 2010 pelo Leão é um sonho absolutamente realizável. Como torcedor do Fortaleza desde "pequenininho" EU ACREDITO(acreditar,não faz mal) no tetra,embora considere que a conquista do título por parte do Ceará também seja plenamente possível,pois trata-se sempre de um "clássico sem prognósticos,ainda mais quando se trata de uma final...".QUE SEJA ALARDEADO que o Ceará é favorito,isso é bom para o Leão.Que seja mantido o jogo do dia 06 de maio contra o PSV da Holanda. Caso o Ceará não conquiste o Campeonato, o foco do amistoso internacional pode ser desviado:A comemoração da subida do Ceará pra Série A. Porém,antes do término do campeonato tenham juízo e cautela:"NÃO CONTEM COM O OVO ANTES DE A GALINHA PÔR"


 Marcos Antonio Vasco Rodrigues é professor de Língua Portuguesa
  Escreve contos,artigos e crônicas.Desportista.
  Para ler outros textos acesse:http://jogandodiferente.blogspot.com.

--------------------------------------------------------------------------------

 .