quarta-feira, 22 de julho de 2009

Eternamente Futebol

CALMA, GENTE...

A derrota do Fortaleza para o Bragantino nesta terça-feira no castelão (21/07/2009) pela 13ª rodada da série B pode ser considerada como uma fatalidade e injustiça do futebol. O goleiro Ivan do Braga esteve numa noite inspirada, garantindo a vitória injusta do Bragantino, principalmente no final da segunda etapa. O time tricolor fez uma boa partida. Entrou com dois atacantes de oficio, como todos exigiam e começou sufocando, abriu o marcador no início da partida e minutos depois, por infelicidade, levou um gol de bola alçada na área. O segundo tento do Bragantino foi ainda mais infeliz. Gol de contra-ataque – contra – feito por um dos destaques do time tricolor – Amarildo. Mesmo após tomar o gol da virada, o time não se omitiu, correu até o último minuto em busca pelo menos do empate, foram desperdiçadas várias oportunidades por parte dos atacantes leoninos. As que iam para dentro, o goleiro Ivan defendia. Mas parece que já estava escrito nas estrelas: A noite era do Braga e do goleiro Ivan. Foi a primeira derrota sofrida dentro de casa, pelo técnico Giba cujo trabalho começou a ser questionado desde a má atuação da equipe no empate com o Ceará. A partir dali começou a ser acusado de ser “retranqueiro” ao jogar apenas com um atacante e de manter Jailson como titular da lateral esquerda. Haveria tanta razão para Giba ser tão questionado? Com a resposta os números. Em nove partidas como técnico do tricolor, Giba conquistou quatro vitórias, dois empates e três derrotas. Portanto, os números depõem a favor dele. O lateral esquerdo Jailson, alvo de pesadas críticas até fez uma boa partida, mesmo debaixo de vaias do início ao final do jogo, procurou ficar indiferente a elas.
Não faz muito tempo, dois bons técnicos foram “expurgados” do nosso futebol sendo acusados, por alguns, como inaptos para dirigir o Fortaleza – Silas e Dorival Júnior. Silas foi para o Avaí e após trinta anos levou o time do ex-tenista Guga de volta à primeira divisão, onde ainda permanece. Dorival Júnior foi treinar um time do Sul da primeira divisão, fazendo por lá excelente trabalho. Hoje é técnico do Vasco da Gama. Aliás, Dorival, à frente do time carioca passou seis partidas sem vitórias, voltando a vencer a partir da 10ª rodada. Teriam por aqui tido com Dorival a paciência que o Vasco teve? Claro que não. E sobre as declarações de Giba? Todos não têm o direito de falar o que querem? Por que o técnico tricolor em um momento de açodamento emocional não pode expressar também seu ponto de vista? Ele estava chateado com uma parte das pessoas que em certos momentos “jogam de bandido” (vaiam o time).
Calma, Gente! Não vamos transformar, em poucas horas, um herói em vilão. Não esqueçamos, também, que alguns times da série B, não só o Fortaleza, ainda estão em formação. O próprio Giba declarou algumas vezes que a equipe estaria no ponto, somente no segundo turno. Eu acredito no trabalho dele. A diretoria tricolor, certamente, também terá bom-senso e continuará acreditando.
Calma, Gente! “Vamos deixar o homem trabalhar”?



http://eternamentefutebol.blogspot.com/

Marcos Antonio Vasco Rodrigues- É professor de Língua Portuguesa,escreve artigos,crônicas e contos e crônicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário