segunda-feira, 21 de setembro de 2009

TRABALHA E ACREDITA, LEÃO; SE NINGUÉM ACREDITA, EU ACREDITO...

Quais os primeiros fundamentos que o Leão deve incorporar para começar a batalha contra o rebaixamento? Primeiro: Acreditar que pode (fé); Segundo: Trabalho Perseverante. Sem esses dois fundamentos o Leão não alcançará seu objetivo. A crença, a convicção de que escapará, gerará motivação que por sua vez produzirá ânimo. Os dirigentes devem partir de imediato para a contratação de um comandante (técnico) experiente e competente que imponha respeito e confiança ao grupo de jogadores e a todos, e é claro, que seja capaz de corrigir o ponto nevrálgico do time: a defesa (gol, zaga e contenção) uma das piores do campeonato. Convenhamos, é uma missão difícil, mas não impossível uma vez que o time depende apenas de si mesmo e das treze partidas que ainda lhe restam, fará oito partidas em casa. Justamente a quantidade que precisa vencer para escapar da degola. É impossível? Não. Talvez alguém diga “como ganhará oito das treze, se nas últimas treze que disputou ganhou apenas duas? Ora, amigos, o próprio Ceará não encaixou uma sequência de onze jogos sem derrotas? (oito vitórias e três empates), só pra não falar das reações do São Caetano e do Campinense, entre outros. Por que só o Fortaleza com sua retaguarda “ajeitada” não conseguiria o mesmo feito?
Não nos baseamos também nas estatísticas feitas por ‘sites especializados’ pois o futebol não é ciência exata. Está sujeito a diversas variantes, como motivação do grupo, “o dedo do técnico”, o desempenho do próprio árbitro que muda resultados, ao aspecto psicológico e emocional dos atletas, técnico, etc. e por incrível que pareça a própria “sorte” contribui para o resultado final. Por isso é comum tais “sites” darem com “os burros n,água” em suas previsões. Cito por exemplo, a época em que Zetti ascendeu o Fortaleza à Série A. O time tricolor dispunha apenas de 1% de chances para subir, mas contrariando a opinião geral, a equipe conseguiu subir.
Portanto, ainda é cedo pra desanimar. Com fé, esperança e trabalho perseverante de todos, o leão escapará do inferno da terceirona em 2010. O milagre só é necessário quando o possível não puder ser realizado. Não é o caso do Fortaleza. E se ninguém acredita, eu acredito. Trabalha e confia, Leão.
Marcos Antonio Vasco Rodrigues- É professor de Língua Portuguesa,escreve artigos,crônicas e contos e participa Programa Espaço Esportivo Aos domingos de 14 às 16 horas pela ZYC 460 rádio Luar do sertão FM 104,9

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog. Concordo com o que está escrito. Sou botafoguense e acredito em mudanças.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir