segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ainda não caiu, mas se cair...

Ao contrário do que já ocorreu com ABC e Campinense que já estão com suas quedas oficialmente confirmadas, o Fortaleza ainda se agarra a uma tênue esperança para escapar do rebaixamento. Se já era difícil, agora ficou dificílimo. No entanto, a queda tricolor somente se confirmará na penúltima ou na última rodada. Será adiada para a última rodada caso Brasiliense e América não vençam seus jogos na penúltima rodada. Eles precisam empatar ou perder e o Fortaleza vencer o São Caetano para que o tricolor continue vivo. É uma combinação de resultados difícil de ocorrer, mas não impossível. Enquanto houver “um raio” de esperança, o Leão deve focar seu alvo nesta perspectiva e fazer a parte que lhe cabe jogando para vencer os dois jogos que lhe restam.
Além da obrigação de vencer as duas partidas, o Leão dependerá também do acaso, da sorte, “das malas” e da imprevisibilidade do futebol para continuar na Série B. A Diretoria executiva, comissão técnica e jogadores devem “tomar o máximo de cuidado” para não incorporarem discursos pessimistas antecipados do “já caiu” de certos setores da imprensa e da torcida,embora seus pontos de vista mereçam respeito.
Caso a “queda” venha a se confirmar na penúltima ou na última rodada, todos os que têm relação afetiva ou administrativa com o clube devem fazer uma reflexão amadurecida e radical acerca das causas que motivaram a queda e quais serão as estratégias do clube para o Cearense e para a Série C em 2010, a fim de que se evite uma tragédia semelhante à que ocorreu com o Santa Cruz de Recife que foi parar na Quarta Divisão. Questões tipo: A Diretoria Executiva deve renunciar ou continuar?Quem será o novo presidente? São questões para serem discutidas somente depois da confirmação oficial da queda ou permnência do time na Segundona.Devemos ter cuidado para não tomar decisões motivadas pela emoção e pelo sentimento e assim contribuir para afundar cada vez mais o time da garotada. Cito por exemplo, a pressão exercida por alguns grupos, movidos pela emoção, para que o ex-técnico Giba entregasse o cargo.
Com Giba no comando, o Leão no momento, estaria tranquilamente na parte intermediária da tabela.
Observe que de todos os técnicos que dirigiram o Leão na série B, Giba foi o que apresentou melhor desempenho, mesmo com um “material humano” inferior ao que dispõe o atual técnico. Com os outros técnicos o Leão não conseguiu vencer nenhuma partida fora de casa, e o que é pior, fazendo atuações lastimosas.
Portanto, todo cuidado é pouco para não trocar a Diretoria Executiva por uma inferior, como aconteceu com a troca do ex-técnico Giba.
Quem está à frente do comando leonino deve ter muito equilíbrio e “cabeça fria” neste momento difícil do Fortaleza. Calma, equilíbrio e bom-senso também são indispensáveis a gestores de clubes de futebol.
O Leão ainda não caiu, mas se cair se levantará, mais forte que antes, a exemplo do que ocorreu com o Guarani de Campinas, Fluminense do Rio e Vitória de Salvador. Tudo depende de quem vai gerenciar o clube.
Marcos Antonio Vasco Rodrigues
Marcos Antonio Vasco Rodrigues- É professor de Língua Portuguesa,escreve artigos,crônicas e contos e participa Programa Espaço Esportivo Aos domingos de 14 às 16 horas pela ZYC 460 rádio Luar do sertão FM 104,9

Nenhum comentário:

Postar um comentário