sábado, 12 de dezembro de 2009

O Combustível que ajudou o vovô subir a ladeira

Foram dezesseis anos de espera. A maioria da torcida já havia se conformado com a Segundona. A Série A para eles (a maioria da torcida) era um sonho quase inatingível. Ao ser dada a largada da Série B de 2009 o Ceará,era como sempre, um mero figurante, não sendo sequer citado como candidato a candidato a uma das vagas do G-4. Quem teria essa ousadia? Some-se a isto o fato de o time ter ocupado a lanterna nas primeiras rodadas. Porém, a partir da 6° rodada a equipe alvinegra se “encorpou” e encaixou uma seqüência de oito vitorias e três empates. Após essa "façanha” alguns já começavam a desconfiar de que o vovô teria condições de brigar pelo acesso. Essa certeza viria a se confirmar definitivamente na vitória de 2 x 0 sobre o Vasco da Gama, no Maracanã pela rodada 26. O que estaria por trás da “arrancada” alvinegra, já que era apenas um time bastante modesto sendo Geraldo, um veterano de 34 anos,um dos seus principais destaques? Todos reconheciam as limitações da equipe e destacavam: “o diferencial do Ceará

é a união e a aplicação do grupo de atletas”. Mas qual seria o combustível da união e da aplicação? O próprio lateral – direito Marcos Boiadeiro, um outro destaque da equipe deu a resposta ao ser entrevistado em um programa esportivo dominical de fim de noite. “No Ceará tem de 13 a 15 evangélicos” (Claro que este aspecto é apenas um dos fatores decisivos para a subida do Ceará. Há os trabalhos competentes do treinador, da Diretoria Executiva e a participação da torcida) em outras palavras, Boiadeiro quis dizer: “o atleta evangélico não consome bebida alcoólica, não fuma, não é viciado em nenhum outro tipo de droga e não participa de “noitadas”e farras. Logo, seu desempenho em campo, pelo menos na parte física, será sempre superior ao daqueles que praticam tais atos. Além do mais, (há algumas exceções) o atleta evangélico é disciplinado e obediente. Não tem dificuldade para obedecer a seus superiores e cumpre com naturalidade a rotina de sua profissão e do Clube. Além disso, é comum atletas cristãos demonstrarem simplicidade e humildade, atributos que lhes fazem conquistar a simpatia e a admiração, até mesmo de torcidas adversárias. O hábito da oração e da gratidão a Deus os deixam mais leves e menos estressado e também mais confiantes.Isto contribui para que não desanimem de seus propósitos.

O vovô tem muito a agradecer ao “Leão da Tribo de Judá” por ter colocado essa grande “leva” de “ homens de fé” para ajudá-lo a subir a ladeira rumo à Série A.

Marcos Antonio Vasco Rodrigues,professor de Língua Portuguesa,escreve contos,artigos e crônicas. Participa do Programa Espaço Esportivo pela ZYC 460 Rádio Luar do Sertão Fm 104,9

Um comentário:

  1. Realmente o Vozão surpreendeu ao mais otimista dos torcedores alvinegros. De mero participante a um dos quatro classificados para a primeirona seria uma utopia. Um fato que estaria distante de acontecer, mas um ponto ficou evidente na crônica do prezado irmão em Cristo, colega e amigo: a união, porém não foi uma união qualquer. Foi união advinda de um fundamento diferente: Jesus Cristo. Essa pedra fez a diferença e aí nós parabenizamos a todos aqueles que contribuiram para que tal resultado acontecesse. Parabéns, também, amigo, pelo comentário.

    ResponderExcluir