sábado, 2 de janeiro de 2010

Fartura de Tricolores e de Leões

O famoso dramaturgo,escritor e jornalista Nélson Rodrigues, um apaixonado torcedor do “Pó de Arroz”, afirmou certa vez: “-Time tricolor só tem um, o resto tem três cores”. Talvez o apaixonado torcedor , além de querer expressar sua imensa paixão ao seu time quisesse, também, mostrar que entre os times tricolores o "Flu" parece ser o único que possui as cores grená, verde e branco em seu uniforme. Pensando bem, um time alvinegro tem sempre as cores branca e preta (se bem que preto não é considerado cor, mas ausência de cor). Pronto! Alvinegro terá sempre, sempre o branco e o preto.(O preto é mais predominante nos times alvinegros) O mesmo ocorre com os times ditos rubro-negros: Flamengo, Vitória, Guarani de Sobral (CE),etc terão sempre as cores vermelha e preta em seus uniformes. O mesmo acontece com os alviverdes: Palmeiras, Guarani de Campinas, Coritiba, etc. terão sempre as cores verde e branca em suas indumentárias.
Com os times tricolores não ocorre o mesmo. Há tricolores que chegam a “cheirar” a alvinegro. Por exemplo, há tricolores formados por preto, branco e vermelho. Basta "tirar" o vermelho e o time "vira" alvinegro. Há, portanto, um parentesco entre os times tricolores que contém o preto e o branco com os times alvinegros. Daí a escolha do segundo ou terceiro time para se torcer se aproximar das cores do clube de coração. Quem torce pelo Ceará, geralmente escolheria como segundo time o Vasco, Botafogo, Corinthians, ABC, São Paulo, Grêmio, Ferroviário(Ce), Flamengo etc. Não seria comum um torcedor do Ceará escolher como segundo time o Bahia, o Fluminense, o Paraná, a Portuguesa, etc. Embora haja exceções.
Vejamos algumas combinações tricolores: Ferroviário (CE) (vermelho, preto, branco); Fluminense (RJ) (grená verde e branco); São Paulo do Rio Grande do Sul (verde, amarelo, e branco); Sporting de Portugal (verde, branco, preto); Grêmio (azul, preto e branco); Fortaleza (vermelho, azul e branco). É! A variedade de tricolores é mesmo diversificada! Talvez por isso Nélson Rodrigues tenha feito questão de particularizar o seu tricolor, o Fluminense. “Só tem um tricolor, o resto tem três cores”. Eu também quando ouço alguém falar em “tricolor” só me vem à mente azul,vermelho e branco.O coração não aceita como tricolor um outro time que não apresente as cores azul,vermelha e branca. Mas é como diz a frase "são coisas do coração" Há também uma fartura de leões espalhados por todas as partes. O leão foi escolhido como mascote por pelo menos 26 agremiações de futebol. Há leões alvinegros: (Bragantino, Crac de Goiás, Comercial de Ribeirão Preto, Penharol do Amazonas, etc.). Há leões rubro-negros: (Vitória (BA), Sport (Recife); há,é claro, Leões Tricolores (Fortaleza, São Paulo (RS), Studiantes de La Plata), etc. Outros clubes têm como mascote o Leão: Avaí, Remo, Guarani de Juazeiro (Ce), Portuguesa de Desportos, Legião de Brasília, XV de Novembro de Caraguatatuba(SP), ADESG do Acre, Nacional do Equador, Internacional de Limeira, Esporte Clube Macapá, Mirassol de São Paulo, Nacional de Manaus, Sporting de Portugal, Atlético de Taquaritinga(São Paulo), União Barbarense, Vila Nova (GO), Nacional do Equador...
Por que tantas equipes escolheram o leão como mascote? Parece haver um ponto em comum pela escolha. Em determinados períodos de sua história, tais equipes demonstraram raça e valentia. Por exemplo, o Comercial de Ribeirão Preto passou a ser chamado de Leão do Norte em razão de uma excursão vitoriosa e invicta realizada pelo time paulista nas regiões Norte e Nordeste. O Fortaleza recebeu o leão como mascote porque numa determinada época os atletas tricolores demonstraram, também raça e valentia, mas a idéia surgiu a partir do mascote do Remo do Pará, cujo mascote era e continua sendo um leão. Com tantos tricolores e tantos leões em ação é preciso mesmo especificar ,como o fez Nélson Rodrigues,por qual tricolor torcemos: o Fortaleza,chamado de Leão do Pici.


Marcos Antonio Vasco Rodrigues,escreve contos,artigos e crônicas. É professor de Língua Portuguesa, participa do Programa Espaço Esportivo aos domingos de 14 às 16 horas pela ZYC 460 Rádio Luar do Sertão Fm 104,9


Nenhum comentário:

Postar um comentário