quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010


As origens de algumas copas

O troféu é um objeto comemorativo que representa a conquista de uma equipe ou pessoa em um evento, principalmente, o esportivo. Ele representa a síntese da vitória. Uma dos tipos de competição realizadas no Brasil e no mundo recebe o nome “Copa” por causa, provavelmente, da aparência do troféu. Copa é um vaso ou taça semelhante à do cálice usado em celebrações litúrgicas. Assim, torneios de “tiro curto” foram batizados de copa, por causa do formato do troféu.
Pois bem, mas meu objetivo é falar sobre algumas Copas importantes disputadas no planeta, não sobre troféus. No entanto, saber o motivo por que o torneio recebe esse nome não deixa de ser interessante. Pensando bem, nosso planeta tem praticamente o formato de uma bola, talvez por isso a maioria dos moradores da terra gostem tanto "de bola".
Você sabe qual é a Copa mais antiga do planeta? A Copa América, um torneio disputado entre seleções nacionais dos países sul-americanos. Foi criada em 1916. Apesar de ser patrocinada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), a Copa América aceita a participação de um ou de diversos países convidados que não pertecem ao Continente Sul-Americano, como o foram México, Japão, Costa Rica, Estados Unidos, etc.
Criada em 1992, era denominada, a princípio, de Copa do Rei Fahd. O rei saudita organizou o torneio como uma competição amistosa entre seleções campeãs de cada continente. A Copa das Confederações é realizada a cada dois anos, numa sede diferente. Oito seleções disputam o torneio, entre elas a seleção campeã mundial vigente e os representantes dos torneios continentais de seleções, por isso esse torneio recebe o nome de “ Copa das confederações”. As três primeiras edições da Copa do Rei(posteriormente Copa das Confederações) foram disputadas na Arábia Saudita e o torneio é patrocinado pela FIFA.
Ela é a Copa mais democrática do nosso país. Dela participam times de todas as regiões brasileiras.Criada em 1989, pela CBF,a Copa do Brasil é um torneio de futebol do qual participam os 54 times mais importantes dos Campeonatos Estaduais e os 10 times de melhor colocação no ranking de clubes do ano anterior.
É disputado em jogos eliminatórios de ida e volta, chamados popularmente “mata-mata”. O campeão do torneio garante uma vaga na Copa Libertadores da América.
Uma característica marcante daCopa do Brasil é a conquista de títulos por parte de equipes consideradas intermediárias do nosso futebol como Sport, campeão da Copa do Brasil em 2008, Juventude (1999), Santo André (2004), etc. Marcos Antonio Vasco Rodrigues é professor de Língua Portuguesa. Escreve contos,artigos e crônicas. Radialista esportivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário