quarta-feira, 21 de abril de 2010

CUIDADO,NÃO FAÇAM AS FAIXAS POR ANTECIPAÇÃO...(só falta isso)

É normal após a conquista de um título que o time campeão realize uma partida amistosa para comemorar o feito e fazer a entrega de faixas.O que não é comum é que se contrate por antecipação o adversário para  se realizar tal jogo comemorativo. É uma atitude, no mínimo,imprudente. Caso a conquista não se concretize,tal atitude pode trazer vários dissabores: frustração geral de todos que têm relação com o time,"chororôs",de radialistas esportivos que torcem pelo Ceará,perda da motivação para ir ao jogo comemorativo e desgaste por parte daqueles que promoveram o evento.No entanto,vendo por outro ângulo,essa atitude por parte da Diretoria do Ceará serviu para "apimentar" cada vez a rivalidade entre os dois arquirivais que irão disputar o título Cearense de 2010:Fortaleza e Ceará. O Leão do Pici quer ser tetra e o Vovô quer impedir a conquista do título inédito por parte do time "daquelas camisas".


A Diretoria e a comissão técnica do tricolor devem aproveitar essa atitude da Diretoria do Ceará e trabalhar de forma a tirar proveito dessa niciativa  e usá-la como reforço e estímulo psicológicos para aumentar ainda mais a disposição,o ânimo e o empenho dos atletas tricolores na busca pelo tetra.Deve,ainda, a diretoria leonina mostrar a seus "guerreiros" que uma suposta certeza antecipada da conquista do título por parte do Ceará foi uma atitude descortês da Diretoria do Vovô,pois agindo assim,está dando a entender que,na briga pelo título, será um time grande enfrentando um time pequeno e que poderá vencer o time tricolor quando e  na hora que quiser,desprezando a rivalidade e a história dos clássicos entre tricolores e alvinegros.De certa forma, isto é bom para o time leonino,porque transferirá toda a obrigação de conquista do título para o time da Avenida João Pessoa e isto poderá gerar nos atletas alvinegros um desconforto psicológico que poderá influir negativamente no rendimento da equipe em campo.

Deve também  o técnico do Fortaleza estar atento para as duas péssimas apresentações do time alvinegro em jogos decisivos no Castelão:Foi eliminado da Copa do Brasil pelo neófito e modesto Corinthians do Paraná e no jogo contra o Guarani de Sobral na disputa pela conquista do returno Cearense,o time preto e branco apresentou um futebol muito ruim,tendo uma atuação apagada enfrentando um time desfigurado:o Guarani (sem quatro titulares) . O bugre sobralense parecia estar  com medo da bola ,dando apenas um  chute a  gol,isto no segundo tempo. Caso o Ceará estivesse enfrentado de novo o Corinthians Paranaense teria sido eliminado novamente com relativa facilidade.

Outro aspecto que não deve ser esquecido é que em 2006,o Fortaleza estava também na Série A,tinha um time superior ao Ceará,que estava na série B ( O Fortaleza,este ano está na Série C) e perdeu o titulo daquele ano.Inclusive disputava também o título inédito do tetracampeonato.Por sinal,o mesmo técnico que "tomou" o tetra do Leão àquele  ano é o mesmo técnico do tricolor nesta disputa pelo títuo de 2010:Zé Teodoro.

O Técnico do Leão deve,ainda, estar atento para "anular' as duas principais peças do time alvenegro:Geraldo e Flores.Embora Flores seja um jogador apenas regular que alterna boas e más partidas.Mas nunca se sabe:de repente ele resolve voltar a jogar bem na decisão...Geraldo deve ter marcação cerrada.

Portanto,pelos aspectos acima relacionados,fica claro que a conquista do Estadual de 2010 pelo Leão é um sonho absolutamente realizável. Como torcedor do Fortaleza desde "pequenininho" EU ACREDITO(acreditar,não faz mal) no tetra,embora considere que a conquista do título por parte do Ceará também seja plenamente possível,pois trata-se sempre de um "clássico sem prognósticos,ainda mais quando se trata de uma final...".QUE SEJA ALARDEADO que o Ceará é favorito,isso é bom para o Leão.Que seja mantido o jogo do dia 06 de maio contra o PSV da Holanda. Caso o Ceará não conquiste o Campeonato, o foco do amistoso internacional pode ser desviado:A comemoração da subida do Ceará pra Série A. Porém,antes do término do campeonato tenham juízo e cautela:"NÃO CONTEM COM O OVO ANTES DE A GALINHA PÔR"


 Marcos Antonio Vasco Rodrigues é professor de Língua Portuguesa
  Escreve contos,artigos e crônicas.Desportista.
  Para ler outros textos acesse:http://jogandodiferente.blogspot.com.

--------------------------------------------------------------------------------

 .

2 comentários:

  1. meu caro amigo não sei de quer vc quer fala mais fala para vc que todos os times pega jogadores de outro times porque o Ceará não pode?


    fique na santa paz de Deus

    ResponderExcluir
  2. Em entrevista coletiva na tarde de hoje em CAP, o presidente do Ceará, Evandro Leitão falou sobre diversos assuntos, porém dois deles, em especial tomaram a atenção da crônica esportiva. O primeiro um suposto boato da equipe Rival, e o segundo um chamado para o torcedor Alvinegro.

    Logo que chegou para entrevista o mandatário Alvinegro foi perguntado sobre uma suposta confecção de faixas e camisas de campeão cearense, pois isso estaria sendo usado pelo Fortaleza para motivar os seus jogadores. "É um absurdo que no futebol ainda exista isso. Se utilizar de mentiras para motivar atletas. É melhor o Zé Teodoro procurar outra coisa para motivar a equipe dele, porque não existe nada de faixa, de jogo comemorativo, ou de qualquer coisa, estamos entrando nas finais para disputar um título, o melhor vencerá, esperamos que seja o Ceará", afirmou Evandro.

    Para o presidente o fato deixou profundamente chateado, porém mais focado na decisão, e de pronto pediu ajuda para a torcida. "Agora é a hora do torcedor Alvinegro chegar mais junto ainda de seu time. Chegou a hora da decisão", afirmou o presidente.

    Para Evandro 80% do estádio tem que ser Preto e Branco, e o presidente fez uma aposta com o torcedor. "Não precisa de muito, é só os mesmos 30 mil que foram ao estádio no último domingo voltarem para o Castelão, que com alguns torcedores a mais, conseguiremos esse número", afirmou o presidente.

    ResponderExcluir