segunda-feira, 28 de junho de 2010

COPA 2010:QUARTETO FAVORITO

Pelo futebol apresentado até  a quarta partida são  candidatas fortes ao título de 2010,a meu ver,as seguintes
 Seleções,pela ordem: Alemanha,Argentina,Holanda e Brasil. Pena que duas destas Seleções serão eliminadas nas quartas-de-final,já que farão o confronto direto:Brasil X Holanda e Alemanha X Argentina. Contudo,uma das duas Seleções que pasar nestes confrontos poderá levantar a taça.No jogo entre Brasil   e 
Holanda não há favoritos. A "Laranja" ainda não apresentou um futebol de primeira linha,entretanto apresenta
um futebol competitivo,com forte marcação,sem esquecer de atacar.Há jogadores extremamente habilidosos
como Wesley Sneidjer,Arjen Robenn dente outros, que podem decidir o jogo a favor da "Laranja" em momentos de aperto.Embora enfrente a Seleção Brasileira nas quartas-de-final não será surpresa se os holandeses avançarem às semifinais.



   A Seleção Canarinho fará seu teste de fogo justamente contra a ex-"laranja mecânica". A rigor, é a primeira Seleção forte que o Brasil enfrentará.. Na primeira fase  nossa Seleção não conquistou a confiança dos mais exigentes. Enfrentou duas Seleções medianas: Costa do Marfim e Portugal e uma Seleção muito fraca: Coreia do Norte. Teve uma atuação razoável contra a Costa do Marfim e duas partidas "desconfiadas" contra Coreia do Norte e Portugal.Pelas oitavas enfrentou a  esforçada e limitada seleção Chilena e teve que lançar mão de seus dois principais recursos para vencer o jogo: a bola parada e o contra-ataque. A Seleção fica refém do "dia bom" de Kaká e Maicon para realizar partidas razoáveis. 3X0 foi um placar bom,mas não nos enganemos- a Seleção ainda precisa evoluir bastante para bater Seleções que tiveram apresentações bem superiores a ela como é o caso da Alemanha e Argentina.No entanto,apesar de nossa Seleção ser limitada,isto não impede que ela continue candidata ao título,pois a História das Copas nos prova que nem sempre a melhor  Seleção levanta o troféu.
   As duas Seleções que até aqui demonstraram um futebol alegre e artístico foram as Seleções da Alemanha em duas oportunidades -contra a Austrália e Inglaterra . E a Seleção da Argentina na maioria de suas apresentações,embora segundo especilistas,sua defesa seja falha. Essas duas equipes mostraram um futebol com variação de jogadas,ofensivo,com muita velocidade e disposição. Na prática,seriam as Seleções que mereceriam levantar o "caneco",caso continuem no mesmo ritmo. Espanha,Portugal,Gana , Uruguai ,Paraguai e Japão teriam forças para chegar à final? Mas se chegarem não será nenhuma grande zebra, em razão do baixo nível técnico da maioria das Seleções. Aguardemos,pois.Afinal,a Copa se realiza no país das zebras. As favoritas deixarão as zebras levantarem a cabeça?
 Marcos Antonio Vasco Rodrigues- Escreve contos,artigos e crônicas. Professor de Português.Radialista esportivo.

Um comentário:

  1. oi meu amigo respeitos muito as suas colocaçãos
    mais eu não achou que o BRASIL é o utimo desta lista que vc coloco...
    mais cada uma pesa como quer...
    valeu

    Carlos Jordão

    ResponderExcluir