terça-feira, 27 de julho de 2010

BRASILEIRÃO 2010: APÓS A COPA, INTER É 100%,CEARÁ QUEIMA GORDURA,FLAMENGO,AVAÍ E CRUZEIRO ENCOSTAM...





Dos quatro times que estão,atualmente, no G-4:Corínthians,Fluminense ,Ceará e Internacional,o INTER de Porto Alegre é a  equipe de melhor campanha após a Copa do Mundo. Dos quatro jogos disputados o Colorado gaúcho ganhou todos. Marcou oito gols e sofreu apenas três. Já ocupa um lugar "vip" na tabela: a quarta colocação . Na próxima rodada poderá trocar de posição com o Ceará,caso este não consiga pontuar contra o São Paulo na próxima rodada e a equipe gaúcha apenas empate no GRENAL.  É o que se poderia chamar de campanha irrepreensível.Para se ter uma ideia do crescimento vertiginoso do Colorado basta dar uma olhada no sete jogos realizados antes da Copa.Dos vinte e um pontos disputados ganhou apenas sete. Amargou quatro derrotas e um empate.Ganhou apenas dois jogos.Terminou a fase antes da Copa, praticamente,no  fundo da tabela.O Fluminense também cresceu.Duas vitórias,dois empates(um no clássico com o Botafogo). Dos doze pontos disputados ganhou oito. Nenhuma derrota. A equipe do Parque São Jorge é outra que manteve a campanha da fase anterior ao Mundial de Seleções. Terminou no topo e está na liderança.Em quatro jogos obteve duas vitórias,uma derrota e um empate.Dos doze pontos em disputa ganhou sete.
  Observa-se que dos quatro times que estão no G-4 o único que continua em queda-livre é o time cearense.Após a Copa, o Vovô trilhou um caminho inverso ao do Internacional,por exemplo. No período antes do Mundial fez uma campanha quase ótima.Terminou na liderança ao lado do poderoso Corínthians paulista:dezessete pontos ganhos. Dos vinte e um  disputados perdeu apenas quatro. Terminou de forma invicta,ganhando cinco jogos e empatando dois,com a defesa menos vazada,sofrendo apenas um gol e marcando  sete.
   Pelo comparativo que fizemos percebe-se que o time alencarino perdeu fôlego e pontos. Desaprendeu a vencer. Dos quatro jogos disputados não ganhou nenhum. Foram dois empates dentro de casa, um  outro empate fora e uma derrota.Com tal desempenho o Vovô começa a cair na tabela  e aos poucos vêm queimando a "gordura" acumulada na fase anterior à Copa. Já   a partir da próxima rodada(décima segunda,que começa sábado-31/07) poderá cair para o quarto lugar,caso perca a partida para o São Paulo,no  Morumbi. Se analisarmos somente a colocação alvinegra de momento (terceira colocação)sem levar em consideração a perda de posição a cada rodada e sem  avaliar o crescimento de outros times, estaremos cometendo um erro de avaliação.
   Basta olhar também o crescimento de outros times que estavam "embaixo na tabela" como o próprio Internacional,além de Avaí,Cruzeiro,Flamengo e Santos.Ou seja,todos esses times ganharam posição e o Ceará só perdeu. Veja que Vasco,Atlético Paranaense,Goiás já saíram do "atoleiro" e  podem  ameaçar perigosamente os que estão na parte "VIP" da tabela.Observe também que São Paulo,Botafogo,Grêmio e Atlético Mineiro não são equipes para permanecerem muito tempo na parte mais funda .
   O time do Ceará enfrenta uma contradição: tem a defesa menos vazada(sofreu apenas quatro gols),mas tem também o pior ataque do Campeonato(fez apenas nove ). Conclusão: O time tem condições de voltar a crescer,mas precisa ultrapassar sua maior dificuldade: a ausência de gols.Ainda é muito cedo para se fazer prognósticos sobre os que vão para o céu(zona da Libertadores),os que vão para o paraíso(zona da Sul-americana),os que vão para o purgatório(Do décimo terceiro ao décimo sexto) e ,finalmente, os que vão para o inferno (os quatro rebaixados).Mas é bom estarem todos atentos.Principalmente o Ceará Sporting.

Marcos Antonio Vasco Rodrigues

Um comentário:

  1. é verdade o ceará cai muito mais eu achou quer o time quer amor não vai fica entre os Dez mais eu espero só quer ele não caia muito obg


    carlos Jordão

    ResponderExcluir