domingo, 22 de agosto de 2010

BRASILEIRÃO SÉRIE C: Fortaleza: falta ousadia

A indefinição para a formatação de uma equipe base e a falta de ousadia do técnico do Fortaleza podem colocar  em risco o sonho tricolor de  retornar à Segundona a partir de 2011.Isto porque dependendo dos resultados do Águia de Marabá (que tem um jogo a menos que o tricolor)o Leão poderá decidir sua sorte no confronto direto,em Marabá, contra a equipe paraense. Neste caso,a situação ficaria mais complicada e as chances tricolores diminuiriam.

Analisando todas as equipes do Grupo do Fortaleza,"no papel" jogador por jogador, nenhum time é superior ao tricolor cearense. Por exemplo,o Paysandu,líder do Grupo,é apenas um time com esquema de jogo razoavelmente definido,mais arrumado coletivamente e um time com mais ousadia,coisa que não ocorre com o Fortaleza. O Leão precisava vencer o jogo de hoje(22/08) em Belém contra o Paysandu   para não correr o risco de decidir sua sorte no último jogo, no interior do Pará.  Mas o técnico tricolor"jogou mais uma vez de bandido",ou seja,colaborou com o adversário ,escalando um time com excessivo número de volantes e zagueiros e apenas um atacante "pesado", que não era acionado,por isso em todo o primeiro tempo o Leão deu apenas um chute a gol.(Aliás,chute convertido em gol e anulado pela arbitragem alegando impedimento.)No primeiro tempo, Mesmo jogando com três volantes e três zagueiros,o Fortaleza deu muito espaço ao Paysandu,principalmente pelas laterais,onde os "alas" do Papão trafegavam livremente a todo momento,pois o excesso de cabeças -de -área não faziam a cobertura e marcavam muito mal.Sem falar no excessivo número de passes errados,principalmente de Finazzi e Paulo Isidoro.A falta de competência dos atacantes do time bicolor impediram que a sorte fosse decidida no primeiro tempo a favor dos paraenses.O Fortaleza que tinha a obrigação de vencer o jogo, jamais poderia usar um esquema medroso e bisonho como o utilizado nesta partida. Tanto é verdade que,quando o técnico resolveu colocar o time com três atacantes(mesmo deixando a defesa mais fragilizada e,praticamente, sem laterais) no segundo tempo, a equipe passou a dominar o jogo tendo,inclusive,chance de virar a partida.O técnico leonino precisa entender que está à frente de um time "de massa",(a maior torcida do estado,segundo o IBOPE),um time de muitas glórias,Tetracampeão Cearense,duas vezes Vice Campeão da Taça Brasil e que jogar como vem jogando está em desacordo com as tradições da equipe.Não há argumento que justifique,por exemplo,colocar três cabeças- de- área no jogo contra o Águia, no Castelão, na estreia da equipe pela Série C. A torcida leonina anda angustiada com o time,que não inspira confiança,não tem um padrão de jogo. Falta "garra" dos jogadores na maioria dos  jogos e,principalmente, coragem do treinador.Não estou falando nem da participação da equipe na Copa do Nordeste a qual tem sido uma tragédia.

A meu ver,com os jogadores de que dispõe atualmente,daria tranquilamente para o treinador formar uma equipe competitiva e ofensiva e assim retornar à Segundona sem passar por sustos. Os jogadores que aí estão não são inferiores àqueles que conquistaram o Tetra. E não venham me dizer que Águia,São Raimundo,Rio Branco são equipes superiores a times que disputam o Cearense, como por exemplo, Guarani de Sobral,Ferroviário,Ceará,Itapipoca...O que falta mesmo é coragem e ousadia.Será que o treinador vai insistir em entrar com três zagueiros e três cabeças -de- área e apenas um atacante nos dois jogos que lhe restam, no Castelão, contra São Raimundodo interior do Pará e Rio Branco do Acre? Não duvidem disso.Ah! Alguém sente falta do Mirandinha?(ex-jogador e treinador do Leão que comandou a equipe na conquista do Tri )

Marcos Antonio Vasco Rodrigues

2 comentários:

  1. sim é verdade
    mais tb o time é muito fraco eua achou
    que ele t medo de coloca o time para frente
    si dá mal...


    Carlos Jordão

    ResponderExcluir