quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O que significam as frases"muita libra já pesou" e "ai,Jesus" na letra do Hino do Flamengo?

O Clube de Regatas do Flamengo destaque em 2009,quando  conquistou o Campeonato Brasileiro ; e, há pouco,  a enxurrada de infames piadas no caso Bruno-Elisa Samudio ("Flamengo até morrer..."ele,me maltrata..."etc.). O hino do Flamengo diz:


Uma vez Flamengo.
Sempre Flamengo
Flamengo sempre eu hei de ser
É meu maior prazer vê-lo brilhar
Seja na terra, seja no mar
Vencer, vencer, vencer
Uma vez flamengo, Flamengo até, morrer


Na regata ele me mata,
Me maltrata, me arrebata
Que emoção no coração
Consagrado no gramado
Sempre amado, o mais cotado
Nos Fla-Flus é o ‘ai, Jesus’!
Eu teria um desgosto profundo
Se faltasse o Flamengo no mundo


Ele vibra, ele é fibra
Muita libra já pesou
Flamengo até morrer eu sou


O flamenguista de hoje não tem ideia do que possa significar a celebração no verso composto há 70 anos:"Ele vibra,ele é fibra,muita libra já pesou." Sim,o Fla vibra e ele é fibra (hoje,se diria "raça","garra" ou "atitude",mas ainda se compreende "fibra") ,mas que raios: é pesar libra,"muita libra já pesou"?
Para responder à questão é necessário lembrar que o hino do Flamengo foi composto numa época de transição do clube. Se hoje o Flamengo é antes e acima de tudo futebol,em 1895,quando foi fundado ,o esporte por excelência era o remo.
O ano de 1942,quando o hino foi composto,é um momento de transição no interesse da torcida: o remo ainda tinha tinha importância ( remo do Flamengo ,em grande  fase ,foi tetracampeão carioca de 1940 a 43),mas o futebol crescia mais e mais (impulsionado pelos craques Yustrich,Domingos da Guia,Leônidas da Silva ,Valido,Jarbas e Zizinho). Daí ,os dois polos no hino,com muitas refrências à regata.
E é na regata que se decifre "pesar libras" . "pesar libras no hino de Lamartine Babo é sinônimo de vitória. Vejamos por quê:
O remo é um esporte que envolve complexas regras de  pesagem. Nas atuais regras de Confederação Brasileira,encontramos: "É unicamente da equipe a responsabilidade de que os barcos tenham o peso mínimo exigido. a balança deve indicar  o peso do barco  com um dígito após a vírgula e deve estar disponível para as guarnições pelo menos 24 horas antes da primeira prova da competição. A seleção de barcos a serem pesados é feita através de um sorteio. Pesar libras é homologar vitória! Vitória que se confirma ou é impugnada na pesagem.
Outra passagem enigmática (para os dias de hoje) do hino flamenguista é o "Ai, Jesus". Na época (e ainda hoje em Portugal) significava apenas: o queridinho,o  xodó,aquele por quem todos suspiram:"ai,Jesus". E, de fato, no hino ancontramo-lo substantivado: o "Ai Jesus".
E, em 1950,Raquel de Queiroz escrevia para a revista  O Cruzeiro: "Se fosse homem,tirava uma carta,comprava um caminhão e ia pra estrada. O Caminhoneiro é um bon vivant,não tem patrão nem horário,dorme onde bem lhe apraz,seu teto é  o céu cheio de estrelas , e é o ai-jesus das mulheres..."
Anacronismos? Mas,como em hino não se mexe,cada time continuará glória do desporto nacional ,com páginas heroicas imortais ,sempre altaneiro,com seu pendão,adentrando o gramado em que a luta o aguarda ,bem amado,com glórias que vêm do passado.


Jean Lauand- texto publicado na Revista Língua Portuguesa publicada pelo FNDE,Ministério da Educação. Ano 5,número 59,setembro de 2010.


Texto "recortado" e adaptado por este BLOG pelo professor de Língua Portuguesa Marcos Antonio Vasco Rodrigues


Visite nosso site: www.eternamentefutebol.com.br

Um comentário: