terça-feira, 26 de julho de 2011

Com a briga entre tricolores,passa-se "a jogar de bandido",pois "uma casa dividida não subsistirá". 26 jul 2011

Com a briga entre tricolores,passa-se "a jogar de bandido",pois "uma casa dividida não subsistirá".

COLUNISTA:
Marcos Antônio


A largada negativa do Fortaleza nas duas partidas iniciais pela Terceirona provocou um grande rebuliço e descontentamento no seio da torcida tricolor, a ponto de parte da galera leonina exigir a saída do diretor administrativo do clube,Jurandi Júnior,responsabilizando-o pelo desempenho desastroso do Leão na Série C,em razão do baixo desempenho em campo dos atletas contratados pelo dirigente leonino.Mas pensando bem,demitir Jurandi, no atual momento, vai tirar o Leão da crise?Analisando o critério usado por Jurandi para a contratação dos atletas,vemos que ele utilizou um critério relativamente correto. Se não vejamos: A maioria dos jogadores contratados pelo dirigente tricolor são atletas experientes,que disputaram neste ano de 2011 campeonatos importantes, tais como o Paulistão da Série A ou o Campeonato Gaúcho.Quem poderia imaginar que jogadores como Luciano Sorriso,Wellington Amorim, Magal, Esley,Gustavo Papa,Márcio Gabriel,Russo,dentre outros não conseguiriam render, a princípio, o mesmo futebol produzido no Paulistão e no Gauchão? Teriam esses atletas desaprendido a jogar bola? Não teriam sido vítimas de um comando técnico ineficiente? Por que atletas cearenses reconhecidamente talentosos como Guto teve rendimento zero nas partidas em que atuou ou, ainda, por que outros como Eduardo,Rogério,Leandro,Vinícius não foram utilizados para substituir os atletas contratados que vinham apresentando desempenho pífio? Por que então, nos amistosos,jogadores que tiveram um desempenho horrível foram mantidos como titulares? Por que depois de 45 dias o time a cada jogo se apresentava mais desarrumado,sem opção de jogadas,sem velocidade e com jogadores sem garra,sem vontade de vencer? Bem,a meu ver, quem deveria ser responsável para resolver esses problemas não seria diretoria,mas a comissão técnica. Assim,o grupo contratado, no geral, nao é ruim.O problema do Fortaleza era mais de comando técnico que de jogadores. Acredito ainda que sob um bom comando,que tenha liderança e a credibilidade dos atletas,o Fortaleza embora esteja numa situação difícil, tem chances de reagir e se classificar para a segunda fase da Terceirona.Passos importantes foram dados:
1. A saída de Ferdinando Teixeira,a meu ver, o principal responsável pelo "bagaço" leonino na competição.O desempenho dos atletas em campo,era o retrato de Ferdinado: Sem ânimo,sem motivação e parecendo estar satisfeito com o desempenho da equipe em campo. Certamente, a chegada de um novo técnico trará motivação e ânimo ao grupo. Ele também dará um padrão de jogo à equipe,coisa inexistente no time de Ferdinando.O fato de ter trabalhado muito pouco no Nordeste não quer dizer que o novo preparador técnico não possa ter sucesso por aqui. Os países asiáticos estão cheios de treinadores brasileiros,por exemplo, que antes nunca haviam colocado os pés por lá e tampouco conheciam os jogadores e mesmo assim conseguem realizar bons trabalhos.O Próprio Artur Bernardes é um exemplo disso.
2. O presidente Baquit hoje à tarde (25/07) já acenou com a possibilidade de mais três ou quatro contratações,embora a meu ver, o time necessite apenas de um meia de ligação e um atacante,já que Pereira, Esley(meias) e Gustavo Papa,Rodrigo Dantas(atacantes) nao vêm dando conta do recado. Não podemos esquecer do bom atacante Vinícius,muito pouco utilizado por Ferdinando.Além dos outros cearenses,os volantes Rogério e Leandro e o meia Eduardo.
Na minha modesta opinião,o principal ingrediente para o Leão cearense alavancar na competição deve ser a união entre todos os segmentos tricolores ou pelo menos que se dê uma trégua enquanto o time disputa o Terceirona.Seja sincero: pedir a "cabeça" ,no momento, de dirigente A ou B vai tirar o Leão do atoleiro? Claro que não! Pelo contrário,irá impedir o soerguimento e a rearrumação do time leonino.Com a briga entre tricolores,passa-se "a jogar de bandido",pois "uma casa dividida não substirá".Vamos dar uma trégua?

Marcos Antonio V. Rodrigues - Escreve contos,artigos e crônicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário