quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sem definir equipe e com más atuações nos amistosos, desconfianças da torcida no trabalho de Ferdinando se ampliam

 

COLUNISTA: 
Marcos Antônio
DATA: 
7 Jul 2011


Faltando pouco mais de dez dias da estreia do Fortaleza no Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão,dia 17/07 em Maceió contra o CRB, a torcida do Tricolor cearense está apreensiva com o desempenho do time na competição nacional. O motivo não é basicamente com a qualidade do novo time contratado pelo presidente Baquit,mas com o baixo rendimento da equipe nos amistosos e com a indefinção do técnico Ferdinando Teixeira em escalar a equipe base que brigará pelo retorno à Segundona.Também pudera! Contando do dia da apresentação de alguns novos contratatados ocorrida no dia 01/06 no Pici,com presença de mais de 3.500 torcedores,lá se vão trinta e cinco dias. Mesmo após todo esse período, Ferdinado ainda não definiu quem será o time titular e diz que continua fazendo testes e observações no time.Pior: nos dois amistosos realizados contra Trairiense e Maranguape,times de divisões inferiores do Futebol Cearense,Ferdinando só fez aumentar a incerteza e a desconfiança da torcida.No primeiro amistoso contra o Trairiense,com o PV praticamente lotado,o time penou pra vencer o seu adversário por 3 a 2.Nesse primeiro amistoso,o Leão apresentou sérios problemas entre os compartimentos. Falta de articulação entre o meio campo com o ataque propiciando,assim, o isolamento dos atacantes Gustavo Papa e Wellington Amorim.Talvez por isso,Papa,tenha tido uma atuação apagada,sem se falar em Wellingtom Amorim,jogando o tempo todo fora da área. O Trairiense mostrou tanta resistência, que se alguém desavisado que não conhecesse os times estivesse assistindo ao jogo dos times pela primeira vez,poderia pensar que se tratava de um clássico regional.Claro que entendo que o os jogadores estão ainda fora de ritmo,alguns cansados porque participaram de disputas de campeonatos difíceis,como é o caso de Luciano Sorriso,Amorim,Dezinho dentre outros que jogaram este ano pela Primeira Divisão do Paulistão.Sei também que falta entrosamento. Mas apesar disso,o time de Ferdinando tinha e tem a obrigação de apresentar um futebol pelo menos razoável nos dois jogos realizados ,mesmo se tratando de jogos-treino. No jogo ocorrido no PV,alguns torcedores a meu lado reclamavam da postura da equipe.Eu ,então,dizia-lhes  pra gente ter calma,pois o time estava em formação e que os jogadores estavam sem ritmo,mas mesmo assim eu mesmo achava que o time não estava legal,embora as contratações realizadas pelo presidente Baquit não tenham sido más.
No segundo amistoso  ontem,contra o Maranguape,a apresentação da equipe foi bem pior que no jogo contra o Trairiense.Time travado,dessarrumado,sem opções de jogadas,com falhas de marcação e tendo que contar com gols de dois zagueiros pra ganhar apertado do modestíssimo time interiorano por 3 a 2. Nos dois amistosos,(Sem contar o treino contra os universitários) o time fez seis gols e sofreu quatro.Dos seis  assinalados,três foram marcados por zagueiros.
Alguém poderia dizer: "mas a torcida deve entender que é só treino.O treinador está observando,sentindo a reação dos jogadores,etc". Pior que a maioria da torcida não vê dessa forma,por mais compreenssiva e tolerante que se queria ser.Caso o time não melhore o rendimento no último amistoso que realizará,domingo no EPV contra o Horizonte antes da estreia na Terceirona ,a auto-estima e a confiança da maioria da torcida na equipe e,principalmente, no técnico será mais ainda reduzida.E isto se reflitirá de forma negativa no relacionamento da torcida com o clube, em diversos aspectos.
Assim,com a indefinição na escalação da equipe e com o mau desempenho do time nos amistosos,a responsabilidade de Ferdinado aumenta e terá mais do que nunca que provar que "treino é treino e jogo é jogo".
Marcos Antonio Vasco Rodrigues - Escreve contos,artigos e crônicas www.eternamentefutebol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário