sábado, 15 de agosto de 2009

Eternamente Futebol

As origens de uma Paixão Mundial


Quem deu o pontapé inicial para a criação do esporte mais popular do planeta azul? Ingleses ou chineses? Quem respondeu:- Os chineses, acertou. A História registra que no ano 200 a.C, na China milenar já se praticava um esporte popular chamado de Tsu Chu,o protótipo do futebol atual. Anos mais tarde, gregos e romanos a partir do Tsu Chu, produziram uma enorme diversidade de jogos com bola. O Episkuros e o Harpastum são dois exemplos. Na maioria desses jogos eram utilizados ou só os pés ou só as mãos. Kemari era uma forma de futebol praticada no século sétimo no Japão. Setecentos anos depois em Florença, na Itália, era disputado o “ Giogo Del Cálcio”, jogo praticado por vinte e sete jogadores e seis árbitros. Era permitido utilizar as mãos e os pés, mais ou menos uma mistura de basquete e futebol. Até o século XII não existia indício de nenhuma variedade de futebol jogado na terra do rei Arthur, a Inglaterra.
O futebol, como se joga atualmente, sistematizou-se nas escolas públicas da Grã- Bretanha ( A Grã- Bretanha é uma ilha, em que ficam localizados alguns países entre eles País de Gales e Inglaterra), onde os alunos jogavam o “Horling”, jogo de bola sem regras definidas. A partir de 1823 uma variante jogada com os pés juntou-se ao Hurling. Em 1863 as duas variantes se divorciaram de forma oficial. O footballRugby se transformou em Rugby e o futebol association sistematizou-se com regras definidas e uniformes.
Com a criação, em 1845, das regras de Cambridge ocorreu a primeira tentativa de regulamentar o futebol. Finalmente em 1863, foi fundada a English Football Association (EFA). A primeira peleja oficial aconteceu em 1872, a Taça da Associação Inglesa. Inglaterra e Escócia disputaram o primeiro jogo entre seleções nacionais.
As Federações nacionais mais antigas registradas pela História são a da Bélgica (1885), da Noruega (1902) e Portugal (1914). Mas, por que o futebol entre todos os esportes praticados, é o que desperta maior paixão? Eis alguns prováveis motivos:a simplicidade das regras, em comparação com os demais esportes , a paixão universal dos povos por cores e símbolos,a possibilidade de ser praticado em qualquer lugar, além de ser um jogo coletivo.
Marcos Antonio Vasco Rodrigues,escreve contos,artigos e crônicas. É Professor de Língua Portuguesa e participa do Programa Espaço Esportivo pela ZYC 460 Rádio Luar do Sertão FM 104,9

Nenhum comentário:

Postar um comentário