segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Cuidado com a escolha do vice...

Embora não apareça muito, o “vice” é um cargo importantíssimo em qualquer empresa, instituição ou cargo político. (prefeito, governador, presidente, etc). Isso porque, caso haja algum impedimento por parte do presidente, o vice assumirá o comando. Lembra do José Sarney e do Itamar Franco que substituíram respectivamente Tancredo e Fernando Collor na Presidência da República? Em clubes de futebol, é comum o vice assumir.
Por isso, no caso do Fortaleza Esporte Clube todo cuidado é pouco para a escolha do vice. Qual o perfil do vice neste momento de dificuldades por que passa o time tricolor aliada à insatisfação de parte da torcida por causa do rebaixamento?
No mínino, o candidato a vice-presidente deve ter idéias em comum com o presidente e deve ser uma pessoa que prime pelo respeito, trabalho conjunto e pelo diálogo,pois está escrito"duas pessoas que pensam diferentes podem caminhar juntas?" e deve estar disposto a colocar interesses pessoais e de “seu grupo” abaixo dos interesses do Fortaleza .
De preferência (É minha modesta opinião,não quero ser dono da verdade) que não sejam pessoas ligadas à direção de “facções uniformizadas” pois é bom que fique claro: diretores de “facções uniformizadas” não representam a maioria da torcida leonina, mas parte de sua torcida (o próprio nome já diz: facção: divisão, parte). Esses torcedores podem dar sua colaboração sem necessariamente ocuparem cargos em que está em jogo a vida do próprio clube. Além disso, para colaborar é preciso receber algo em troca? Se for assim, a manifestação de amor ao clube não será genuína, pois quem “ama, dá sem esperar retorno” (não é romantismo, é a verdade)
E por falar em “facções uniformizadas” não sei sinceramente, se elas trazem prejuízos ou benefícios aos seus clubes.
Ontem no Couto Pereira(06/12/09) em Curitiba, no jogo entre Coritiba x Fluminense, o “coxa” precisava vencer seu adversário para escapar do rebaixamento. Não venceu. Ao apito final do árbitro membros de “torcidas uniformizadas” do Coritiba invadiram o gramado e patrocinaram um espetáculo de dor e derramamento de sangue. Em casos como estes,tais “facções” são extremamente prejudiciais aos seus clubes e deixam marcas de dores eternas em muitas pessoas e famílias,além de afastar cada vez mais as pessoa dos estádios.
O excelente locutor esportivo Halmalo Silva afirmava em suas narrações: “futebol é arte, e arte é cultura”. Sendo o futebol uma arte, não comportaria o desrespeito à vida humana,e atos de selvaria como aqueles praticados por membros torcida uniformizada do Coritiba. Ah! Voltando ao vice! Portanto, amigos, o Leão vive um momento de dificuldades, e mais do que nunca precisa da união e compreensão dos “leões(torcedores) de boa vontade”.


Marcos Antonio Vasco Rodrigues

Marcos Antonio Vasco Rodrigues- É professor de Língua Portuguesa,escreve artigos,crônicas e contos e participa Programa Espaço Esportivo Aos domingos de 14 às 16 horas pela ZYC 460 rádio Luar do sertão FM 104,9

2 comentários:

  1. Realmente a escolha de líder de torcida para cargo de vice presidente é um tanto quanto perigoso,afinal de contas trata-se de cargo de muita importância nas decisões do clube

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcos, você bem diz da importância de um vice, de se estar preparado para ser substituído quando isto for necessário. Além do trabalho do vice de divulgar o clube e buscar patrocínios, de opinar e estar junto ao clube o presidindo enquanto se ausenta o presidente, o vice deve conhecer a história do clube e muito sobre gestão empresarial, futebol é paixão, amor, mas business também. Negócio e lucrativo. Prejuízo em futebol é para incompetentes. Se isto ocorre, pode ser uma crise, soluções virão, basta ter visão. Quanto aos resultados, são muitos os que não entendem um rebaixamento. De repente ele é extremamente necessário para um time se tornar, em pouco, tempo, um time praticamente imbatível.
    É a hora de apoiar, trabalhar as bases, formar jogadores, reformar o espírito de jogar, contratar e lançar no time jgadores que formem uma equipe coerente, cuja camisa ganhe alma renovada. Nenhuma queda foi feita se não para se levantar, nada de ficar reclamando. É a torcida que irá colocar o time na segunda, e depois, na primeira. Entendendo como se faz isso, e não dando ataques como fizeram os curitibanos, que foram incapazes de bater palmas para o seu time, como fizeram os vascaínos e corinthianos, que choraram de dor, mas que mantiveram seus orgulhos intactos, gritando mensagens de amor, estes sim, os verdadeiros guerreiros.

    Abração e parabéns!
    P.H.Frias

    ResponderExcluir