sexta-feira, 2 de julho de 2010

COPA 2010: CANARINHO PROVA DE NOVO DO SABOR AMARGO DA LARANJA

O filme de 1974 passou de novo pelas lentes de meus olhos.Naquele ano, nossa Seleção levou um "passeio de bola" do então chamado carrossel holandês e fomos mandados de volta pra casa,pela Laranja. 36 anos depois a história se repete(dizem que a história é cíclica). A Seleção holandesa atual não é sequer sombra do carrossel da Copa de 1974,mas mostrou "bola" suficiente pra mandar de novo,de volta pra casa,a Seleção Brasileira.

De minha parte não me surpreendi,pois  com "a bola" que vinha jogando,estava certo de que nossa Seleção não avançaria.Ficaria no meio do caminho,como realmente ficou,causando frustração a toda  torcida brasileira. O futebol apresentado por nossa Seleção nesta Copa nada tem a ver com o futebol-arte apresentado ao mundo ao longo de sua história como em 1958,1962,1970,1982,por exemplo.Nossa Seleção passa por uma crise de identidade.A qualidade de nosso futebol parece regredir a cada torneio realizado.E não me digam que é porque o futebol de todas as Seleções evoluíram. E nós,não evoluímos? Só regridimos? Precisamos voltar aos bons tempos de nosso futebol. Ele necessita ser restaurado,pois temos,ainda,craques suficientes para se montar a melhor Seleção.

Chega de copiar modelos e estilos europeus retrancados. Os europeus é que devem nos copiar e não nós a eles.Precisamos voltar a ter alegria ao assistir aos jogos da Seleção. Se não for vencedora,mas que pelo menos apresente "bom futebol" como ocorreu em 1982. A meu ver, a eliminação da Seleção Brasileira da Copa de 2010 não foi nenhuma surpresa.A equipe brasileira
apresentou um futebol irregular na fase classificatória e na partida das oitavas de final contra a modesta Seleção chilena. A derrota de 2x1 ,de virada, para a Holanda demonstrou de modo contundente que o time brasileiro não apresentava qualificativos para ser campeão. A rigor,a Seleção Holandesa foi a primeira equipe forte a medir forças com a Canarinho.  E time brasileiro não resistiu ao primeiro teste de fogo.
Entendo que não seria justo que uma equipe limitada,dispondo, praticamente, de dois recursos(a bola parada e o contra-ataque)chegasse à final. Seria a vitória da retranca e da limitação de jogadas. O torcedor consciente não quer ver apenas vitórias. Ele quer também presenciar um bom espetáculo e isto nossa  Seleção não proprocionava.Graças a Deus a era Dunga chega ao seu final.E chegou tarde demais. Pelos jogadores convocados  e esquema tático usado por ele,merecia sair mesmo de forma melancólica.
 Não esqueçamos que nosso futebol tornou-se admirado e respeitado mundialmente
justamente por praticar um futebol envolvente,com dribles,com várias opções de jogadas e com muita ofensividade ,atributos que a Seleção de Dunga estava"enterrando".
 Aos poucos fomos perdendo nossas características,embora tenhamos ainda os jogadores mais criativos do planeta.
Com Dunga,nossa Seleção não era diferente da maioria das outras Seleções.Era mais respeitada por sua história,não pelo futebol apresentado.Era uma equipe absolutamente previsível. Quando o adversário anulava suas duas principais jogadas,nosso time ficava "sem poder de fogo".Sem capacidade ,por exemplo,de furar retrancas adversárias.  Precisava que  os locutores e a torcida ficassem torcendo pra partida acabar.
No jogo  de 1974, contra a mesma Holanda  fiquei com pena de nossa Seleção.36 anos depois,voltei a sentir pena(agora de forma  mais intensa) de nosso time.Acho até que a atual Seleção que foi eliminada hoje(02/07/2010) é inferior em todos os aspectos àquela eliminada pelo carrossel holandês em 1974.

No primeiro tempo, na partida contra a Holanda venceu o jogo de 1x0,mas na segunda etapa o time brasileiro retornou a campo com um futebol bisonho e nervoso,apavorado e descontrolado .
 Seus jogadores demonstraram despreparo emocional e após a virada holandesa o time ficou perdido em campo,sem estrutura tática e emocional para tentar, pelo menos, o empate e ,assim levar o jogo à prorrogação.
E olhe que a Seleção holandesa não pratica um futebol de  primeira linha,mas é um time equilibrado e organizado tática e emocionalmente,com bons jogadores pra tirar o time do aperto a qualquer momento da partida,como ocorreu hoje.Quais as principais causas da melancólica eliminação de nossa Seleção?  O certo é que para a formação de nova  equipe para disputar a Copa de  2014 ,aqui no Brasil,vários aspectos dever ser reavaliados a começar pelo preparo emocional e equilíbrio do técnico.
De certa forma,nossa eliminação melancólica da Copa de 2010 deverá ser encarada como algo benéfico e deverá ser capaz de produzir várias reflexões,tais como: É válido contiuar convocando
apenas jogadores "estrangeiros"? Por que o cargo de presidente da CBF dever ser praticamente vitalício? Não seria o momento de se pensar numa possível substituição? Seja como for,nosso futebol precisa desde já a voltar às suas origens. Preciamos trazer de volta aquele futebol que encantou o mundo e conquistou o respeito de todos.
Senhores cartolas,ponham um pouquinho de lado seus interesses pessoais e contribuam para trazer de volta o nosso bom futebol,pois já estamos cansados de sentir o sabor amargo da "Laranja" e ficar apenas com o bagaço dela.


 Marcos Antonio Vasco Rodrigues.Escreve contos,artigos e crônicas,professor de Português. Radialista esportivo.


















.

2 comentários:

  1. Pois é chará, como não somos apenas meros espectadores do futebol em tempos de copa, mas admiradores do futebol como um belo espetáculo de esporte coletivo, emocionante, movido à paixão, que une atletas e arquibancadas, e além de tudo isso, valorizamos a estética desse belo esporte promovida pelo talento,reconhecido mundialmente, do futebol brasileiro ( que ironia que um holandês, leia-se o maior jogador europeu de todos os tempos, tenha nos advertido antes do fatídico), não fomos surpreendidos pelo "óbvio ululante"( com a permissão de Nelson Rodrigues): o time não iria longe. Como está explícito no seu texto, jogando um futebol que imita o europeu...ora, como diria um antigo maestro alemão que ensinava música na Bahia: " toquem a música de vocês, porque a música dos alemães eles sabem tocar melhor do que vocês". Sobre reforma, meu caro, não espere grande coisa. Muita gente está no futebol por dinheiro e poder e não vai largar tão fácil....gostar mesmo de futebol, como existe no boxe por exemplo, são poucos.

    Marco Antônio
    Apaixonado pela arte do futebol

    ResponderExcluir
  2. Realmente, amigo. Você está coberto de razão. Adoro laranja, mas com açúcar. E essa laranjada holandesa foi amarga demais para nós brasileiros! Estou triste! Mas peço a Deus que me dê saúde para ver a copa em 2014 no Rio, aqui no Brasil e nossa seleção ganhar o hexa em casa!

    ResponderExcluir